A passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista pode causar mudanças no tempo a partir desta sexta-feira (28), em Campinas. De acordo com a previsão, o fenômeno deve acontecer entre hoje e sábado (29), provocando áreas de instabilidade na região e auxiliando no desenvolvimento de nuvens de chuva. Até o momento, não há expectativa de chuva generalizada ou volumosa na região de Campinas.
A partir da noite desta sexta, os ventos voltam a apresentar intensidade moderada a forte. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, rajadas ajudam a diminuir a sensação térmica e devem persistir até a manhã de domingo (30). Com isso, as mínimas podem cair no período da noite, chegando a 15ºC.
LEIA TAMBÉM
Motociclista morto em roubo de moto tinha 21 anos e era gerente de lanchonete do pai
PCJ teme impacto após rescisão de contratos para obras de barragens
“Os ventos mais intensos impulsionam a entrada de umidade e um ar ligeiramente mais frio, que proporcionará um declínio térmico, principalmente nas mínimas, e no sábado, a mínima ocorrerá à noite, na casa dos 15ºC”, informa a previsão do Centro.
PRÓXIMOS DIAS
A previsão para o sábado é de céu parcialmente nublado, com períodos de tempo nublado. Há possibilidade de chuvas isoladas e passageiras na região de Campinas, mas com baixa probabilidade.
A tendência para o domingo é de predomínio de sol. O dia amanhece com temperaturas mais baixas, em torno de 13ºC. No decorrer do dia, os ventos perdem força e a ampla entrada de radiação solar permite elevação térmica, com máxima prevista em 25ºC.
NO ESTADO
O fim de semana deve ser de chuva fraca e temperaturas baixas na capital paulista, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da Prefeitura de São Paulo. Apesar da passagem da frente fria pelo litoral, não há previsão de frio extremo.
“São esperadas chuva fraca e chuviscos intermitentes na faixa leste do Estado, inclusive na região metropolitana. A temperatura mínima deve ser de 15°C e a máxima em torno dos 27°C, com taxa de umidade do ar entre 32% e 95%”, informa a previsão.
No sábado, o dia será marcado por nuvens e chuviscos intermitentes em decorrência do vento predominante de sul/sudeste. A grande quantidade de nuvens vai impedir que as temperaturas subam muito. A mínima deve ser de 14°C e a máxima não deve passar dos 18°C, gerando sensação de frio ao longo do dia. A umidade do ar deve ficar elevada, acima dos 55%.
UMIDADE DO AR
Campinas não registra chuvas significativas, com volume superior a 10 milímetros, desde o dia 15 de junho. Em julho, até o momento, foram registrados 5,9 milímetros. A média esperada para o mês é de 36,7 milímetros, segundo informou o Cepagri.
Com isso, a umidade relativa do ar deve continuar pouco abaixo de 30% neste final de semana, sendo recomendadas medidas para umidificação de ambientes e das mucosas, além da hidratação abundante.
Devido às condições atmosféricas favoráveis, a concentração de poluentes vem aumentando na região, potencializando efeitos adversos à saúde, sobretudo de crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios.
“Além disso, o risco de fogo está muito alto em toda a região, o que exige cuidados para evitar o início de focos de incêndio, com especial atenção para fogueiras, queima do lixo e da vegetação, e o descarte de bitucas de cigarro”, acrescenta o Centro.
LEIA MAIS
Justiça torna réus sete jogadores acusados de manipulação de resultados