O ‘calorão’ deve seguir por mais tempo no estado de São Paulo, incluindo o Interior, que continua sob influência da alta pressão que traz a condição de bloqueio atmosférico sobre a maior parte do Centro-Sul do país. Com isto, as frentes frias não conseguem avançar do Sul em direção ao Sudeste, segundo o Climatempo.
Meteorologistas atualizaram a previsão em relação ao veranico, período com temperaturas acima da média e tempo seco, que começou na semana passada e inicialmente iria acabar nesta sexta-feira (14).
Quando começa o frio no Interior de SP?
O veranico se caracteriza como um período com temperaturas acima da média, tempo seco e pouca ou quase nenhuma condição de chuva. Ele ocorre quando está atipicamente quente há mais de quatro dias em pleno Inverno ou mesmo durante o Outono, aponta o Climatempo.
Após atualização dos meteorologistas, essa condição deve durar pelo menos até o dia 20 de junho no Interior de SP. No dia seguinte, 21 de junho, começa o Inverno, que traz a possibilidade de uma mudança no tempo e temperaturas mais amenas.
“Os alívios de temperaturas ainda vão continuar acontecendo entre noites/madrugadas e começos de manhã em todo o estado paulista, devido à condição de perda radiativa, somada as noites sem nuvens e com tempo aberto que não consegue reter o calor das tardes”, detalha o Climatempo.
Porém, todo o estado deve ter mais uma semana seca e com temperaturas bem elevadas durante as tardes. Nos próximos dias, haverá predomínio de sol, pouca ou quase nenhuma nebulosidade e temperaturas subindo de maneira rápida.
No Interior, o calor continua passando dos 30°C. Até mesmo no Litoral, haverá temperaturas em torno de 30°C já neste comecinho de semana, mas, variando entre 27°C e 28°C nos próximos dias. Não há previsão de chuva.
E o tempo em Campinas?
Em Campinas e região, o tempo permanece firme e sob predomínio de céu claro nos próximos dias, e sem grandes mudanças nas temperaturas, que permanecem relativamente estáveis, segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Essas condições deverão persistir pelo menos até o início da próxima semana.
Qualidade do ar prejudicada
Com os dias de veranico, esse período mais seco e a falta de chuva significativa ainda mantém a situação desfavorável para a dispersão de poluentes. O Climatempo destaca que o ar parado, com pouco vento, e a falta de chuva são condições meteorológicas que vão aumentar a concentração de poluentes e deixar o ar mais poluído.
A baixa umidade relativa do ar também levanta um alerta para a saúde. Na região de Campinas, ela deve ficar em menos de 30% nos próximos dias. Veja as orientações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em caso de baixa umidade:
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Menino de 5 anos morre em acidente na Rodovia do Açúcar
Polícia apreende carga de pneus roubados avaliada em R$ 609 mil em Iracemápolis; suspeito é detido