Com informações de Ítalo Lo Re/Agência Estado
Assim como já acontece com a Avenida Paulista, um outro cartão-postal de São Paulo terá as ruas fechadas para carros – e aberta para pedestres – aos domingos. A partir do próximo dia 1º, o bairro da Liberdade, importante polo cultural da região central da cidade, passará a integrar o Programa Ruas Abertas, anunciou nesta sexta-feira (22) a Prefeitura de São Paulo.
Segundo a pasta, quatro vias públicas do bairro ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h aos domingos.
São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).
LEIA TAMBÉM
Campinas registra calor de 35,2ºC e bate recorde de maior temperatura do ano
Prefeitura faz bloqueio em creche após caso de meningite em criança
“Foi um processo realmente feito de perto, com as pessoas, que vai aumentar em 174% o espaço disponível para pedestres na região”, disse o assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Pedro Fernandes, que destacou a participação de comerciantes e moradores do bairro.
Em junho, como mostrou o Estadão na época, a Prefeitura abriu uma consulta pública para entender como a população receberia o programa. A pasta disse ter recebido mais de 4 mil contribuições ao longo do processo, com 89% de aprovação em relação à proposta de fechar vias aos domingos na região.
A implantação do projeto tem caráter experimental neste início de operação, podendo passar por ajustes caso necessário, informou a Prefeitura. Em uma segunda fase, há previsão também de realização de obras de melhoria na região, como ampliação de calçadas. “Nossa expectativa é de lançamento da licitação até o final do ano”, disse Fernandes.
Como vai funcionar?
Com a ampliação do Ruas Abertas para o bairro da Liberdade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região para orientar os motoristas com o objetivo de manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.
O Ruas Abertas Liberdade, segundo a Prefeitura, é uma iniciativa que “prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres”. “A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como forte atrativo turístico e comercial”, disse a pasta.
No processo participativo, a Prefeitura constatou que a avaliação média de insatisfação em relação à situação atual dos locais contemplados pelo projeto é de 91,58%. Já a aprovação média da abertura das ruas a pedestres aos domingos e feriados é de 88,35%.
O Programa Ruas Abertas foi instituído em 2016, pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda. A lei prevê “a destinação temporária ou permanente de trechos de vias públicas, praças e largos para atividades de lazer, esporte, cultura”. Hoje, mais de 20 vias são contempladas pela iniciativa, segundo a Prefeitura.
Quais ruas vão ser interditadas?
Rua dos Estudantes, entre Avenida Liberdade e Rua da Glória;
Rua Galvão Bueno, entre Rua Américo de Campos e Praça da Liberdade;
Rua dos Aflitos;
Rua Américo de Campos, entre as ruas da Glória e Galvão Bueno.
Quais são as alternativas para motoristas?
Rua dos Estudantes: seguir pela Avenida Liberdade e Rua da Glória;
Rua Galvão Bueno: seguir pela Rua Américo de Campos, Avenida Liberdade e Rua da Glória;
Rua Américo de Campos: seguir pelas ruas da Glória, Barão de Iguape e Galvão Bueno.