- Publicidade -
CampinasCotidianoValinhos amplia racionamento de água a partir desta segunda

Valinhos amplia racionamento de água a partir desta segunda

Cidade também reconheceu que bairros poderiam sofrer com a falta do serviço

- Publicidade -

Estiagem mudou o cenário de barragens de Valinhos (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Estiagem mudou o cenário de barragens de Valinhos (Foto: Denny Cesare/Código 19)

 

O Daev (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) vai intensificar o racionamento de água a partir desta segunda-feira (20). A medida inclui uma nova mudança no cronograma de fornecimento do serviço para os bairros.

- Publicidade -

Em um comunicado oficial, a Prefeitura também reconheceu a chance de desabastecimento e relaciona o problema aos mananciais internos, que não têm se recuperado do baixo índice pluviométrico acumulado desde fevereiro.

“As informações compreendem a possibilidade ou a situação de desabastecimento resultante do baixo nível dos mananciais internos, somando à falta de chuvas e alto consumo do recurso pela população, que consequentemente podem afetar os reservatórios e gerar baixa pressão na rede de distribuição de água”, diz a nota.

DIFICULDADES TÉCNICAS

Os mananciais internos enviam água à ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, da Vila Embaré, que tem sofrido com volumes insuficientes do recurso e precisa do reforço da ETA 2, na Vila Sônia, que faz o abastecimento via Rio Atibaia.

- Publicidade -

Com isso, o grupo técnico do Daev justificou que as medidas foram tomadas para permitir arranjos físicos que equilibrassem os dois sistemas. Entre as mudanças, por exemplo, as áreas 2 e 3 foram subdivididas e passam a existir as áreas 2a e 3a.

O QUE MUDA

Área 1: fica sem o abastecimento às segundas, quartas e sextas-feiras

Área 2: fica sem o abastecimento aos domingos e quartas

Área 2a: fica sem o abastecimento às segundas e sextas-feiras

- Publicidade -

Área 3: fica sem o abastecimento às terça e sábados

Área 3a: fica sem o abastecimento às terças, quintas e sábados

Área 4: fica sem o abastecimento aos domingos e quintas-feiras

Centro: continua sem o fornecimento de água aos domingos.

COMO FUNCIONA

A suspensão do fornecimento aos locais abrangidos em cada uma das áreas acontece por 18 horas seguidas, das 10h da manhã às 4h da manhã do dia seguinte.

Outras informações e detalhes podem ser consultadas no site do Daev (www.daev.org.br), clicando em “racionamento: locais, dias e horários”.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas