Valinhos está em busca voluntários para uma pesquisa da vacina tetravalente do Instituto Butantan contra a gripe. O novo imunizante deve ampliar proteção da população contra a doença, já que a inclusão de mais uma cepa aumenta a efetividade do produto, segundo informou o instituto. Atualmente, a vacina oferecida pelo SUS (sistema único de saúde) é trivalente – veja detalhes abaixo.
LEIA TAMBÉM
Crianças são encontradas em estado de abandono, com fezes, dentro de um tanque em Campinas
Frente fria chega a Campinas nesta sexta-feira com pancadas de chuva e temporais
A A2Z Clinical, centro de pesquisa parceiro do Butantan, vai cuidar do estudo em bebês e crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses. Cerca de 500 voluntários serão selecionados na cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site ou pelos telefones (19) 3829-6160 e (19) 99527-2721.
O teste foi autorizado pela Anvisa (agência nacional de vigilância sanitária). Segundo o órgão, o Butantan usa nesta vacina tetravalente a mesma tecnologia da trivalente, já utilizada pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação e com a segurança atestada. Confira os detalhes de cada vacina abaixo:
- Vacina Trivalente: 1) Influenza a H1N1, 2) Influenza a H3N2 e 3) Influenza B linhagem victoria.
- Vacina Tetravalente: 1) Influenza a H1N1, 2) Influenza a H3N2, 3) Influenza B linhagem victoria e 4) Influenza B linhagem yamagata.
Atualmente, a vacina tetravalente contra a gripe é importada e só oferecida na rede privada.
QUEM PODE PARTICIPAR
Crianças e bebês de 6 a 35 meses (2 anos e 11 meses) que tenham nascido com peso de nascimento maior ou igual a 2,5 kg podem participar do estudo. Não podem participar do ensaio clínico crianças com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que tenha histórico de reação adversa a qualquer vacina de influenza.
Para participar, a criança não pode ter se vacinado contra influenza nos últimos 6 meses, já que receberá a vacina no estudo. Durante a pesquisa, os pais terão que levar as crianças em duas ou em até três visitas programadas ao centro de pesquisa durante dois meses. Não há nenhum custo aos pais e os gastos para participar da pesquisa são reembolsados pelo centro de pesquisa.
Durante o período do estudo, a criança participante é acompanhada pelos profissionais de saúde em qualquer ocorrência médica. O tempo da participação será de aproximadamente 6 meses após o esquema completo de vacinação, enquanto o total do tempo do estudo estimado será de aproximadamente 12 meses.
AUTORIZAÇÃO DA ANVISA
A vacina tetravalente do Butantan teve autorização da Anvisa para testes clínicos em bebês e crianças no dia 23 de março deste ano. De acordo com o órgão, o estudo tem o objetivo de avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança da vacina em crianças de 6 a 35 meses.
LEIA MAIS
Casos de dengue no Brasil crescem 47,7% em relação ao ano passado