Em uma medida conjunta, os prefeitos dos 20 municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) decidiram cancelar o Carnaval em 2022. A definição aconteceu nesta segunda-feira (29) e foi confirmada pelo diretor-executivo na Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias.
Segundo ele, a restrição é para as festas oficiais, ou subsidiadas pelas cidades. Com isso, eventos particulares não devem ser vetados pelas administrações.
“A RMC cancelou o Carnaval oficial, mas não tem como restringir algo particular. A orientação é de que não aja Carnaval oficial nas cidades”, afirmou.
O argumento para a medida é a falta de alcance da segunda dose dos imunizantes contra a covid-19 e o surgimento da ômicron, nova cepa do coronavírus.
O Conselho de Desenvolvimento da RMC também confirmou a definição e detalhou que o cancelamento foi unânime entre as 20 prefeituras na reunião.
Na mesma ocasião, o estado de São Paulo informou, por telefone, que no momento ainda não havia qualquer orientação geral e que cada prefeitura seria responsável por tomar a decisão mais adequada.
O Carnaval está marcado para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.
NATAL E REVÉILLON
Apesar de cancelar o Carnaval, a decisão da RMC não tem impacto sobre o Natal e o Réveillon, festas que devem ser definidas por cada administração municipal.
CAMPINAS
Campinas integra o conselho e participou da reunião, mas não enviou resposta detalhando como será a adesão do Município a essa decisão. Assim que a posição da Prefeitura for divulgada essa matéria será atualizada.