Um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e colapso cardiocirculatório foram a causa da morte do papa Francisco, ocorrida nesta madrugada, segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano na tarde de segunda-feira (21). O pontífice tinha 88 anos. A causa já havia sido noticiada em jornais da Itália e foi confirmada em um comunicado oficial da Santa Sé.
O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
O pontífice argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Um dia antes da morte, o papa Francisco apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.
A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.
*Com informações da Agência Brasil e Agência Estado
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mulher com medida protetiva é esfaqueada pelo ex-companheiro
Motorista de carro que bateu em caminhão-tanque é preso por embriaguez ao volante