Um caminhão carregado com ácido clorídrico sofreu um vazamento do produto químico na manhã desta quarta-feira (5) Rodovia Santos Dumont (SP-75), em Indaiatuba, causando interrupção parcial no tráfego da via no sentido Sorocaba. O incidente ocorreu por volta das 7h30, próximo ao km 61 no sentido Sul, sentido Sorocaba.
O Corpo de Bombeiros foi para o local fazer o isolamento. O caminhão ficou parado no acostamento da via. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada e está no local.
Segundo a AB Colinas, o caminhão está carregado com vários contêineres de plástico com produtos químicos. Um desses contêineres, carregado com ácido clorídrico, apresentou o vazamento, o que causou a fumaça.
Em imagens feitas no local, é possível ver o trecho isolado, com placa de “perigo” e areia jogada sobre a carga do produto. Por conta do risco, a faixa 3 da pista e o acostamento estão interditadas, mas não há reflexo no trânsito.
LEIA TAMBÉM
Gaeco faz operação contra quadrilha de tráfico de drogas na região
Caminhão carregado com 3 toneladas de galhos tomba em acesso da Anhanguera
O QUE É O PRODUTO
Ácido clorídrico, de acordo com a ficha de informação toxicológica da Cetesb, é um ácido forte que apresenta coloração amarelada, odor penetrante e irritante, especialmente em sua forma gasosa. Em seu estado puro à temperatura ambiente, o ácido clorídrico é corrosivo.
“Quando em contato com a água se dissolve completamente formando ácido clorídrico aquoso, sua forma mais conhecida. O composto é empregado na fabricação de PVC, agrotóxicos, seda artificial, medicamentos e como reagente químico para laboratórios e diversos processos industriais. Pode ser utilizado como agente de limpeza doméstica, em solução diluída que recebe o nome de ácido muriático”, informa.
A companhia informa ainda que a substância é altamente corrosiva e irritante para a pele, as mucosas e os olhos, e a inalação do gás ou de gotículas do ácido provoca danos nas vias aéreas, que variam de irritação até destruição do epitélio pulmonar e morte.