A Avenida Campos Sales, uma das principais vias da região central de Campinas, tem bloqueio total na manhã desta sexta-feira (14), após uma ocorrência de vazamento de gás. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, o encanamento de gás foi perfurado na altura do cruzamento com a Rua Álvares Machado.
Há interdição total da Campos Sales e o desvio está sendo feito pela Avenida Senador Saraiva. Por causa do bloqueio, há lentidão na aproximação da região e a Emdec recomenda que motoristas evitem circular pelo trecho.
O local foi isolado e Comgás já foi acionada. O isolamento ocorre no trecho próximo a igreja Universal. Em imagens feitas pela equipe da EPTV é possível ver maquinário no local, com uma cratera e terra pelo meio da rua. Há viatura e caminhão do Corpo de Bombeiros no local, mas comércios continuam abertos.
Para a reportagem, equipes informaram que o incidente aconteceu durante a obra para instalação dos eletrodutos na via, quando houve perfuração da tubulação de gás. O Corpo de Bombeiros informou que já foi estancado parcialmente o vazamento, mas aguarda a Comgás para fechar totalmente o registro do gás. Após isso haverá trabalhos para reparação da tubulação.
O vendedor Pedro Tiago Ferreira contou à reportagem como foi o momento do vazamento.
“A maquina errou o cano, na hora subiu um cheiro de gás bastante forte por volta de 9h30, chegou uma viatura, os bombeiros, cercaram tudo para não passar o pessoal e está com desvio, mas prejudica a população, pela rota dos ônibus, comércio fica parado”, reclamou.
OBRA
A Avenida Campos Sales, passa por obras desde novembro do ano passado, para revitalização da via. Em maio, ao acidade on a Emdec informou que os trabalhos se aproximavam da metade e o cronograma de entrega seguia mantido para dezembro. Durante as obras há periodos com bloqueios de trecho da via.
Planejada para seguir o modelo da reforma ocorrida na Avenida Francisco Glicério, o valor estimado da obra é de R$ 6 milhões e o enterramento dos fios e a retirada dos postes, iniciada em novembro, foram executados em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A avenida tem pouco mais de 900 metros e é considerada estratégica. Segundo o projeto, a revitalização inclui:
- ampliação das calçadas
- faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos
- baias de estacionamento
- requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas
- nova iluminação pública e de monumentos
- nova sinalização semafórica, horizontal e vertical
- mais câmeras de monitoramento
- velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h
- enterramento de toda fiação
- mobiliário e paisagismo
- infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus