Uma chuva persistente e fora de época atinge a região de Campinas desde ontem (14). Apesar de ser considerado um período de estiagem, o final da estação do Outono surgiu com chuvas volumosas e já registrou 32,3 milímetros nas últimas 72 horas.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a precipitação deve dar uma trégua já nesta sexta-feira (16), mas o frio ainda vai persistir por mais um tempo, com previsão de mínimas de até 6ºC no final de semana – leia mais abaixo.
LEIA TAMBÉM
Veja quem são as 4 pessoas que morreram de febre maculosa após festa em fazenda de Campinas
Campinas faz mutirão de atendimento à população em situação de rua no Largo do Rosário
CHUVA VAI ATÉ QUANDO?
Segundo a meteorologia, o céu nublado e as chuvas recorrentes seguem até a madrugada desta sexta, clima causado pela persistência de uma frente fria estacionária sobre o estado de São Paulo. Além disso, uma área de baixa pressão intensifica a entrada de umidade e potencializa a ocorrência de chuvas volumosas e persistentes.
“As chuvas devem ter caráter generalizado, e intensidade, sobretudo leve a moderada, podendo apresentar momentos de chuva forte. Os acumulados podem ser expressivos nas próximas 24h, com adicionais 20 a 30 mm (estimativa média) na região de forma generalizada e podendo, pontualmente, superar essa faixa”, informa o Centro.
Apesar da intensidade moderada de chuva, o que facilita o escoamento superficial e absorção pelo solo, o Cepagri alerta que não estão descartadas ocorrências de alagamentos em pontos esparsos e com histórico de ocorrências.
ENTRADA DE AR FRIO
Segundo a previsão do Centro, no decorrer da próxima noite já será percebida a entrada de um ar mais frio, ocasionando temperaturas um pouco mais baixas na sexta-feira. O dia manterá a condição de predomínio de céu nublado, mas com indicativos de chuva somente para a madrugada, na virada de quinta (15) para a sexta-feira.
Para os próximos dias, as temperaturas seguem amenas e com baixa amplitude térmica, quando o dia amanhece com temperaturas em torno de 15ºC e a máxima chega aos 18ºC no começo da tarde. O declínio mais acentuado nas temperaturas deve acontecer na virada de sexta para o sábado (17).
“A mínima do dia (sexta-feira) será observada à noite, em torno de 12ºC, e o declínio será pronunciado na virada de sexta para o sábado, que amanhecerá com temperaturas em torno de 9ºC. A tendência para o sábado é de céu parcialmente nublado a nublado e temperaturas entre 9ºC e 18ºC”, finaliza o Centro.
QUEDA BRUSCA NAS TEMPERATURAS
Ontem (14) a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para uma queda brusca nas temperaturas na região de Campinas a partir desta sexta. De acordo com o comunicado, uma massa de ar frio causará uma sensação térmica mais baixa até o domingo (18), com previsão de mínimas de 6ºC e sensação de 5ºC.
“As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã. Como há previsão de mínimas na casa dos 6°C e sensação térmica de 5°C nas regiões de Campinas e Sorocaba”, informa o comunicado.
LITORAL EM ALERTA
Em razão da passagem de uma frente fria e a circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, o tempo virou no Estado de São Paulo desde a última terça-feira (13). Segundo a Climatempo, a chuva permanece intensa no litoral paulista. Na madrugada, os volumes em média variaram entre 150 mm até 300mm (de forma muito pontual) em alguns municípios da região litorânea.
Na quarta-feira (14), a Climatempo informou que nas 24 horas anteriores, a chuva acumulou cerca de 125 a 176 mm em vários pontos, entre Toque Toque Pequeno e Boiçucanga. A Defesa Civil de São Paulo emitiu para risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
O órgão recomenda às pessoas que moram em áreas de risco que observem os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante de sinais de alerta, a orientação é sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Conforme a Climatempo, o litoral de São Paulo segue com aviso para ressaca ainda nesta quinta-feira. Na região de Santos, as ondas podem chegar a 2,5 metros de altura. Além da ressaca, ventos podem variar em torno de 50 a 70 km/h.
LEIA MAIS