Com a chegada de um feriado prolongado, sempre surge a mesma dúvida: como vai estar o clima? Se o plano é passar o dia ao ar livre com a família ou fazer alguma atividade que peça uma temperatura mais amena, a sorte está a seu favor já que após a passagem de uma frente fria no Litoral paulista no início da semana, a região de Campinas volta a ter tempo firme e temperaturas em elevação a partir desta quinta-feira (8).
LEIA TAMBÉM
Ladrões furtam notebooks, computadores e televisão de unidade de ensino em Nova Odessa
Carro é arrastado por locomotiva em Sumaré; veja vídeo
De acordo com a previsão, os termômetros começam a apresentar máximas mais altas nos próximos dias, chegando a 28ºC no domingo (11), e ventos mais fracos durante o período da noite. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a entrada de ar frio pós-frontal foi mais suave do que o esperado. Com isso, as mínimas não caíram tanto nesta quarta-feira (7).
Já para os próximos dias, a expectativa é de alta nas temperaturas até o final de semana, com previsão de máximas entre 26ºC e 28ºC até o próximo domingo (11). “Nos próximos dias o tempo segue firme e sob céu claro, e com temperaturas em gradual elevação, especialmente a partir de sexta”, informa o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
RAJADAS DE VENTO
Nos próximos dias, as rajadas de vento também vão perdendo a intensidade. Ventos fracos e moderados ainda devem ocorrer entre o final da tarde e início da noite, momento em que acontece um fenômeno específico.
“Ventos fracos no geral, possivelmente ventos moderados entre final de tarde e início da noite, quando há uma mudança no regime da camada limite planetária: a turbulência térmica que ocorre durante o dia (fotoperíodo) ‘freia’ o vento horizontal, ao anoitecer essa turbulência cessa e o vento volta a acelerar, por vezes ocasionando algumas rajadas fracas ou ventos moderados”, explica o meteorologista.
UMIDADE RELATIVA DO AR
O Cepagri ainda faz um alerta para o final de semana, período em que a umidade relativa do ar não deve ultrapassar 35%. Apesar de não configurar o estado de atenção pela Operação Estiagem da Defesa Civil, ainda é preciso seguir orientações especiais, como manter uma hidratação constante.
Pessoas que sofram com rinite e alergias respiratórias devem redobrar os cuidados nos próximos dias, uma vez que a qualidade do ar também pode piorar devido à poluição. “Além disso, é possível que a poluição do ar vá aumentando nos próximos dias, devido à estabilidade atmosférica e a sequência de dias sem chuva”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS