O clima deve mudar ainda mais no decorrer desta semana com a passagem de uma nova frente fria e a formação de um ciclone extratropical que irá avançar pelo Sudeste do país. De acordo com a previsão do tempo, as temperaturas devem cair novamente na região de Campinas a partir da sexta-feira (14), com mínimas de 9ºC. Além disso, são esperadas chuvas isoladas em cidades próximas – leia mais abaixo.
LEIA TAMBÉM
Palmeirense morre após ser atingida por garrafa no Allianz
PF investiga rede de garimpo ilegal após suspeito tentar embarcar com 5 kg de ouro para Campinas
A passagem da frente fria ocorre pelo sul do país, que canaliza a umidade em baixos níveis principalmente entre Santa Catarina e o Paraná, afetando algumas regiões na divisa com o estado de São Paulo. Desde domingo a região de Campinas já sentiu uma queda leve nas temperaturas, além do céu fechado com grande nebulosidade desde ontem.
“Essa frente fria avançará para o Atlântico no decorrer da terça-feira”, informa a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
CICLONE EXTRATROPICAL
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um ciclone extratropical também deve acontecer nos próximos dias e estará associado a uma frente fria que deve avançar de forma continental pelo país, atingindo não apenas o Sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país a partir de quarta-feira (12). Na região de Campinas, a queda nas temperaturas deve ocorrer a partir de quinta-feira (13), com a mínima chegando a 9°C na sexta-feira.
Amanhã a previsão é de dia sem nuvens e com máxima em 29°C, já na quarta-feira a temperatura chega aos 30°C. Na quinta-feira, com a chegada da frente fria, há declínio na temperatura máxima, que fica em 25°C.
CHUVAS
Segundo a previsão do Cepagri, há indicativos de chuvas isoladas e pouco volumosas na quinta-feira (13). O Centro ainda informa que chuvas isoladas também devem ocorrer nas regiões de Salto, Itu e Jundiaí, e entre Rio Claro e Araras.
LEIA MAIS
Bia Haddad abandona as oitavas de final de Wimbledon após sentir dores nas costas