Os bombeiros estão diretamente ligados à segurança social e com a finalidade de conscientizar a população, o 1º sargento Anderson Mielli de Lima, da Estação de Bombeiros de Serra Negra mostrou ao acidadeon/Circuito das Águas como utilizar o serviço de maneira correta.
A unidade comandada por Mielli atua também em cidades vizinhas, como Monte Alegre do Sul. “Por vezes também prestamos auxílio a Lindoia ou a Amparo, no caso das ocorrências de maior vulto”, explica.
Confira as situações em que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado:
– Ocorrências de incêndio;
– Vazamento de gás;
– Acidentes com produtos perigosos;
– Arvores com perigo de queda iminente;
– Salvamento aquático;
– Desmoronamento, desabamento;
– Enchentes;
– Pessoas e animais retidos em locais de difícil acesso;
– Acidentes aéreos, acidentes de transito com vitimas, atropelamentos, acidentes com embarcação;
– Tentativas de suicídio;
– Pessoas perdidas na mata;
– Vitimas de acidente de trabalho;
– Vitimas de agressão física;
– Vitimas de choque elétrico.
Foco nas atividades essenciais
Mielli comenta sobre a importância da população ser informada sobre o assunto. “A sociedade advertida da maneira correta ajuda o próprio serviço do Corpo de Bombeiros. Se uma pessoa aciona os bombeiros para uma ocorrência que é típica, por exemplo, do setor de ambulâncias municipais, como casos clínicos, e a gente atende, isso pode nos desviar de nossas atividades essenciais”, explica.
“Se formos empenhados em uma ocorrência de caso clínico simples, neste mesmo tempo pode acontecer outra demanda que realmente necessite de nossos serviços, como por exemplo um acidente, ou mesmo um incêndio grande, e nós estaremos ocupados numa ocorrência que não é tipicamente nossa”, conclui o comandante.