Após um mês de votação nas redes sociais da Prefeitura de Campinas e da Guarda Municipal (GM), os internautas de Campinas escolheram o nome “Hunter” para batizar o novo cachorro policial da GM. O filhote, um macho da raça pastor-belga-malinois, com cinco meses de idade, será agora chamado de Hunter.
LEIA TAMBÉM
Padre da igreja do Carmo é afastado após xingar trabalhadores de ‘macaco’ e ‘negrinha’
Pets também sonham? Qualidade do sono pode ser afetada por mudanças na rotina
A votação contou com a participação de 1.157 pessoas, que tiveram quatro opções de nomes para escolher nos comentários. Hunter recebeu a maioria dos votos, totalizando 385 (33,3% do total). Em seguida, ficaram Billy com 321 votos, Thor com 260 votos e Iron com 191 votos.
De acordo com a GM, Hunter já está passando por treinamentos para, no futuro, auxiliar nas missões de combate ao crime e proteger a população. Nessa primeira etapa, as atividades são lúdicas, envolvendo estímulo à caça com brinquedos e ambientação e socialização, e o cachorro tem demonstrado facilidade no aprendizado.
“O treinamento está evoluindo com sucesso. Ele tem se mostrado um cachorro com uma personalidade equilibrada, nem muito bravo e nem muito manso e com boa socialização”, afirmou o condutor do Hunter, o GM Fábio Risso.
A função do cão policial é acompanhar operações e atuar como farejadores de entorpecentes, de armas e de munições. Quando encontram substâncias ilícitas, por exemplo, eles deitam ao lado do objeto suspeito para chamar a atenção do guarda que o acompanha.
Em maio, a equipe do Canil da GM Campinas conquistou a 2ª colocação geral no 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil. O pastor-belga-malinois Cheddar, que faz parte da equipe de K9s do Canil da GM, conquistou o 1º lugar na modalidade Agilidade, 2ª posição na Abordagem e 12º em Faro.
LEIA MAIS
Lula no hospital: entenda o que é artrose de quadril