Hoje (25) é Natal, data que é considerada feriado nacional. Por conta disso, muitos setores não funcionam ou terão a operação alterada.
Para ajudar você a se programar, o acidade on Campinas lista abaixo os horários de funcionamento e o modo de operação dos principais setores da cidade. Confira:
Prefeitura
A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial no feriado do dia de Natal, na segunda-feira (25). O expediente no Paço Municipal será retomado na terça-feira (26), às 8h.
Comércio de rua
De acordo com o calendário da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), o comércio da região central não funciona nesta segunda-feira (25).
Shoppings centers
As lojas dos shoppings de Campinas vão ficar fechadas na segunda-feira de Natal, dia 25. O atendimento será retomado nesta terça-feira, dia 26.
Lazer
Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.
Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.
Bosques e Parques – Todos os bosques e parques fecham na segunda-feira (25).
Praças de Esporte – As praças de Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer permanecem fechadas nesta segunda-feira (25).
Torre do Castelo – A Torre do Castelo permanecerá fechada no domingo (24) e segunda (25). Nos demais dias, o local permanecerá aberto para visitação normalmente. A Torre do Castelo abre de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.
Mercados
Mercado Municipal – Na segunda-feira (25) ficará fechado.
Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na sexta-feira (22), às 16h12, e retoma na terça-feira (26).
Mercado de Flores – Fecha na segunda-feira (25), e retoma na terça-feira (26), às 8h. O Mercado de Hortifrúti fecha na segunda-feira (25), e retoma na terça-feira (26), às 7h.
Saúde
Sistema Público de Saúde – Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados entre sábado (23) e segunda-feira (25). Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
Serviços
Limpeza urbana – Na segunda-feira (25), os serviços de limpeza urbana ocorrem da seguinte forma:
Coleta de lixo domiciliar: será normalmente nos períodos diurno e noturno;
Coleta de lixo hospitalar: será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo);
Coleta seletiva: não haverá;
Varrição: será feita em sistema de plantão no dia 25. Nos demais dias, os serviços seguem conforme rotina.
CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador ): As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde não terão atendimento ao público no dia 25 de dezembro.
Sistema de Atendimento 156: Fica fechado na segunda-feira (25).
Procon: A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping fica fechada na segunda-feira (25). O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.
Sanasa/Água e Esgoto: Durante o feriado de Natal, 25 de dezembro, não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através do 3735 5000 / 0800 7721195.
Correios: Não haverá atendimento nas agências dos Correios no dia 25. O atendimento será retomado no dia 26 de dezembro, terça-feira.
Poupatempo: Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados na segunda-feira (25), com retorno das atividades na terça-feira (26), no horário habitual de cada unidade. Até sábado (23), o funcionamento permanece normal, mas fecha na véspera de Natal, dia 24, por ser um domingo.
Detran: O Detran-SP informou que as unidades do órgão estadual de trânsito, no Estado de São Paulo, não terão expediente nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.
Trânsito e transporte coletivo
Emdec: manterá os serviços essenciais e de emergência prestados durante o Natal na próxima segunda-feira (25). Como acontece normalmente, serão mantidas as operações e a fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente.
Para tirar dúvidas sobre circulação ou em emergências no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118. O acesso pode ser feito pelo site www.emdec.com.br/faleconosco e pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store). Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa (www.emdec.com.br).
Pátio Municipal: O recolhimento de veículos por irregularidades ou infrações de trânsito não será interrompido no dia 25. Porém, a liberação de veículos recolhidos ao Pátio Municipal ficará suspensa no feriado da segunda, com retorno ao funcionamento normal na terça-feira (26). Os profissionais do Pátio atendem na rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres, que liga a Vila Industrial à Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e pelo Chatbot Emdec.
PAI-Serviço: O feriado não interfere no funcionamento do sistema. Os veículos do PAI-Serviço fazem suas viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. No Natal, vão circular, como de costume, das 6h às 18h. Os agendamentos também não mudam. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo o cronograma padrão. Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre: através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “Emdec”.
Atendimento presencial na Emdec: O serviço Emdec Informa, que funciona na sede da empresa, à rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, para orientações presenciais e os postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) estarão fechados no dia 25 e retornam terça-feira (26).
Segurança
Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Entenda a reforma tributária promulgada nesta quarta
Saiba quais são as consequências em não pagar o licenciamento