- Publicidade -

CampinasCotidianoVelocidade e avanço semafórico somam quase 72% das infrações de trânsito; veja vídeos

Velocidade e avanço semafórico somam quase 72% das infrações de trânsito; veja vídeos

Emdec alerta que comportamentos de risco também estão entre os que mais causaram mortes em 2024 em Campinas

- Publicidade -

A maior parte das infrações de trânsito em Campinas tem sido causada pelo excesso de velocidade e o avanço semafórico em 2025. De janeiro a abril deste ano, esses dois comportamentos somaram, juntos, quase 72% das violações identificadas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica.   

Entre as 254.338 infrações flagradas pelos radares no período, 145.599 (57,2%) envolveram velocidade excessiva ou inadequada e 36.670 (14,4%) o avanço de sinal vermelho. Os dados são da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).  

- Publicidade -

Esses comportamentos de risco ainda estão entre os que mais causam mortes no trânsito. Em 2024, entre 130 casos fatais analisados, 33 mortes estavam relacionadas ao excesso de velocidade. Já o avanço semafórico está associado ao fator de risco desrespeito à sinalização, que causou oito mortes no trânsito no ano passado.  

Flagrantes: risco de acidentes e velocidade acima de 100 km/h  

Ao lado dos números expressivos, os flagrantes registrados pelos radares evidenciam a imprudência apresentada por uma parcela dos condutores. No primeiro vídeo, um carro ‘costura’ entre os veículos em cruzamento da Rua Plínio Pereira Neves, na região do Piçarrão, antes de avançar o sinal vermelho, colocando condutores e pedestres em risco.  

Em outro flagrante, na Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Terminal BRT Satélite Íris, ao avançar o semáforo vermelho acima do limite de velocidade, um motociclista se choca com outra motocicleta que está cumprindo o retorno, causando um acidente. De acordo com a Emdec, também são comuns registros de motociclistas que se colocam em risco sobre a moto, em desequilíbrio, para esconder a placa, em pleno corredor exclusivo do BRT.  

Há ainda registros frequentes de veículos, principalmente motocicletas, que ultrapassam a velocidade em mais de 50% do limite permitido. Nas avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, alguns flagrantes do mês de maio indicam motociclistas circulando a velocidades entre 90 e mais de 100 km/h. As duas vias têm velocidade regulamentada em 50 km/h.   

- Publicidade -

Blitze de fiscalização de trânsito

Além da fiscalização eletrônica, a Emdec tem realizado operações conjuntas com as forças policiais mirando nos comportamentos de risco. Nos primeiros quatro meses de 2025, foram 106 operações integradas de fiscalização. Elas identificaram 3.823 infrações de trânsito e resultaram em 841 remoções ao Pátio Municipal.   

Desse total, mais de 73% das infrações foram cometidas por motociclistas – 2,8 mil. O total de operações realizadas até abril deste ano já corresponde a mais de 83% das 127 blitze integradas realizadas ao longo de todo o ano de 2024.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Acidente durante salto de paraglider mobiliza resgate por helicóptero Águia

VÍDEO: onça-parda é flagrada em frente a hotel em Águas de São Pedro

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas