- Publicidade -
CotidianoVentos derrubam temperaturas em SP e mínimas podem bater 9ºC nos próximos dias

Ventos derrubam temperaturas em SP e mínimas podem bater 9ºC nos próximos dias

Sensação de frio deve permanecer nos próximos dias, mas não há previsão de chuvas

- Publicidade -

 

O mês de julho começou com clima de Inverno na região de Campinas, com temperaturas mais baixas e sensação térmica de frio ao longo do dia. Apesar dos períodos de exposição solar, os ventos gelados contribuem para a queda das temperaturas, com as mínimas chegando em torno de 10ºC. Em Campinas, os ventos persistentes já aumentaram a sensação de frio desde cedo. Já na capital paulista, a previsão é de 9ºC nesta terça-feira (4). Até o momento, o fenômeno El Niño ainda não teve influência, e não há previsão de chuvas para esta semana.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, um sistema de alta pressão está agindo no oceano e trazendo ventos mais gelados das regiões Sul e Sudeste. Essa movimentação intensifica o frio em várias regiões, incluindo Campinas.

LEIA TAMBÉM

Cachorrinho invade jogo da Ponte no sub-17 e diverte torcida; veja fotos

Comerciantes do Mercadão iniciam mudança para atender no estacionamento; prazo é de 15 dias

“Esse reflexo dos ventos gelados ainda são pela passagem da frente fria. Tem um sistema de alta pressão sobre o oceano que está trazendo esses ventos do Sul e Sudeste, que é uma área mais fria. Então, realmente a gente teve essa intensificação do frio em função desses ventos que estão circulando em toda a faixa leste, até a nossa região”, explica a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila.

E AS TEMPERATURAS?

- Publicidade -

De acordo com o ClimaTempo, a partir de quarta-feira (5), as temperaturas na região de Campinas devem começar a subir gradualmente. No entanto, nesta terça-feira (4), as mínimas permanecerão em torno dos 10ºC.

Confira a previsão das temperaturas para os próximos dias:

  • Terça-feira: mínima de 10ºC e máxima de 24ºC
  • Quarta-feira: mínima de 12ºC e máxima de 25ºC
  • Quinta-feira: mínima de 13ºC e máxima de 26ºC
  • Sexta-feira: mínima de 14ºC e máxima de 27ºC

COMO SERÁ JULHO?

Apesar de estarmos no Inverno, julho não deve ter temperaturas muitos baixas e grandes episódios de frente fria devido à influência do El Niño, fenômeno que causa um aquecimento em todo o globo. Porém, existe a previsão de duas frentes frias previstas para a segunda quinzena do mês.

De acordo com a previsão estendida, as temperaturas devem apresentar clima acima da média para o período na região de Campinas, com mínimas de 12,4ºC e máximas de 25,4ºC.

“Espera-se que seja um mês com temperaturas de normal a acima da média”, explica a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri.

CHUVAS NA REGIÃO

Segundo a meteorologista do Cepagri, o mês deve começar com tempo seco, sem expectativas para chuvas até meados do dia 10 de julho. Com isso, os cuidados com a baixa umidade do ar devem continuar.

“Com relação às chuvas, deve ser dentro da normalidade. E na primeira quinzena de julho, a gente tem um tempo mais seco. Vão persistir as condições de poucas chances de chuva. A gente vai entrar o mês com tempo seco, e se estendendo até o dia 10 de julho”, afirma Ana Ávila.

QUAL SERÁ A INFLÊNCIA DO EL NIÑO?

Durante a primeira quinzena de julho, as frentes frias devem passar pelo oceano, sem grande impacto no continente ou na região de Campinas. Isso ocorre devido ao fenômeno do El Niño, que provoca uma massa de ar seco densa e quente. Com isso, o ar frio não consegue passar.

“A gente fica com a massa de ar seco mais persistente aqui na nossa de região. Essa massa de ar seco vai se tornando mais quente e as frentes frias não conseguem avançar. Elas passam mais pelo oceano e com pouca intensidade no continente”, explica Ávila.

LEIA MAIS

Twitter limitado: Musk muda, de novo, número de tweets que usuários podem ler por dia

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -