A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) registrou 61.624 candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2023, que irão concorrer a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. Desse total, 12,6 mil estudantes optaram por fazer a inscrição automática também para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada pela primeira vez pela Comvest no formulário do Vestibular, o que representa um percentual de 82%.
Com isso, esses estudantes não precisarão realizar uma nova inscrição em novembro, quando a Comissão abre as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp e podem aumentar suas chances de ingressar na Unicamp, concorrendo nas duas modalidades – veja abaixo a lista dos 10 cursos mais procurados.
LEIA TAMBÉM
Tapetão, em Campinas, terá bloqueio no sábado para motociata; veja pontos
Após Inverno seco, Campinas terá Primavera com clima ameno e chuvas acima da média
CURSOS COM AUMENTO NA DEMANDA
Entre as carreiras mais procuradas no Vestibular Unicamp 2023, chamou a atenção o aumento da demanda para o curso noturno de Ciências da Computação, que passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos nessa edição do Vestibular, chegando a 75,8 candidatos por vaga contra 48,8 no ano anterior. Além desse curso, estão entre os 10 mais procurados:
- Medicina
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Biológicas
- Engenharia da Computação
- Comunicação Social-Midialogia
- Farmácia
- Enfermagem
- Ciências Econômicas (Integral e Noturno)
- História
A relação candidatos-vaga geral passou de 24,9 para 24,3% este ano. A tabela com a relação candidatos-vaga completa e o total de inscritos por cidade de prova estão disponíveis no site da Comvest.
“Relacionamos esse aumento de mais de 50% de candidatos nesse curso com as notícias a respeito da grande empregabilidade e ao cenário do mercado de trabalho que tem impulsionado as áreas de tecnologia e informação. Os demais cursos mantiveram os parâmetros de procura, o que nos coloca o desafio de fazer um excelente vestibular no próximo dia 6 de novembro”, comentou o diretor da Comvest.
INCLUSÃO SOCIAL
A Comvest também registrou índices positivos entre os perfis de inclusão social, com aumento no percentual de candidatos cotistas e candidatos isentos, além de ter mantido o índice de cerca de 30% de estudantes oriundos de escolas públicas. Os locais de prova da primeira fase, que ocorrerá no dia 6 de novembro, serão divulgados no dia 25 de outubro, no site.
Inclusão social/Inscritos 2023
- Escola pública: 30,2%
- Pretos e pardos : 19,6%
- Cotas étnico-raciais: 11,1%
- Candidatos isentos: 12,3%
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o número total de inscritos ficou dentro do patamar histórico e destacou a manutenção dos índices de inclusão como um aspecto importante. “Os percentuais de estudantes de escola pública e de autodeclarados pretos e pardos é um pouco inferior aos registrados antes da pandemia, por isso, temos um esforço enorme a fazer nos próximos anos para retomar as expectativas desses jovens para que se inscrevam no vestibular e em outras modalidades de ingresso na Unicamp”, disse.
CALENDÁRIO
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022 e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.
Confira o calendário completo
- Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: Prorrogadas até 8/9 (pagamento até 9/9)
- Provas de Habilidades Específicas – Música – 19 a 30/9/2022
- 1ª fase – 6/11/2022
- Divulgação dos aprovados para a 2ª fase – 3/12/2022
- 2ª fase – 11 e 12/12/2022
- Provas de Habilidades Específicas – 4 a 6/1/2023
- Divulgação da primeira chamada – 6/2/2023
- Matrícula online da primeira chamada- Dias 7, 8 e 9/2/2023
LEIA MAIS
Petrobras reduz preço do gás de cozinha a partir desta sexta-feira