- Publicidade -
CampinasCotidianoVestibular da Unicamp terá novo horário e carreira de ‘treineiros’; veja novidades

Vestibular da Unicamp terá novo horário e carreira de ‘treineiros’; veja novidades

Inscrições para o vestibular de 2025 abriram nesta quinta-feira (1º) e vão até dia 30 de agosto, pela internet

- Publicidade -

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu as inscrições para o vestibular 2025 nesta quinta-feira (1º) e anunciou algumas novidades na prova deste ano. Entre elas, haverá mudança de horário de aplicação das provas, que vão passar a ocorrer no período da manhã, e a criação da carreira de ‘treineiros’, voltada para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.   

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente pela internet, com taxa de R$ 210 (saiba mais aqui). Veja abaixo quais serão as mudanças no vestibular da Unicamp:  

Mudanças vestibular Unicamp 2025  

Novo horário   

As provas do vestibular da Unicamp passarão, pela primeira vez, a serem realizadas no período da manhã. O exame, tanto da primeira fase quanto da segunda etapa, terá início às 9h (horário de Brasília), com duração de cinco horas. Até então, o exame tinha o costume de ser aplicado durante a tarde, com fechamento dos portões às 13h.   

A orientação continua sendo para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam às 8h nos locais de prova. Segundo a Comvest, comissão responsável pelo vestibular, a medida foi tomada para evitar tanto o calor intenso do período da tarde, quanto as chuvas fortes e tempestades, comuns na época do ano em que são realizadas as provas da Unicamp.  

“A nossa preocupação é aquilo que tem se apresentado nas provas ao longo dos últimos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no Verão. Nós tivemos, nos últimos anos, de forma muito leve, mas tivemos intercorrências como queda de energia, ficar sem ar condicionado, o calor excessivo, além de outros exames que ficamos sabendo que tiveram que ser cancelados por conta disso. Nós não queremos ter que fazer isso porque nós temos um vestibular de abrangência nacional.”, afirmou o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Em relação à preocupação de alguns alunos com o tempo de deslocamento até o local de prova, o diretor afirmou que a Comvest faz contato com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e os órgãos de trânsito das cidades onde há aplicação dos exames para informar os locais de prova e, se possível, haver reforço do transporte público. “A responsabilidade é sempre do candidato e da candidata. Como quase todos os estudantes que prestam vestibular estudam de manhã, nós não estamos fazendo nenhuma grande ruptura nos hábitos dos estudantes, mas existe essa preocupação“.

Carreira de ‘treineiros’

Outra novidade é a criação da carreira de ‘treineiros’, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam ter a experiência de prestar o vestibular. Até o ano passado, os candidatos desse perfil podiam optar por prestar o vestibular da Unicamp escolhendo qualquer curso disponível.   

- Publicidade -

Agora, obrigatoriamente, eles deverão selecionar uma das três opções:   

  • Treineiros de Ciências Humanas/Artes;   
  • Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas;  
  • Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde.   

Os candidatos da carreira de ‘treineiros’ terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. É importante lembrar que os estudantes desse perfil não participam das provas de habilidades específicas e não são convocados para matrícula na universidade.   

Segundo o cronograma da Comvest, a prova da primeira fase será no dia 20 de outubro, e a segunda fase está marcada para os dias 1 e 2 de dezembro.  

Mais locais de prova  

Além das duas novidades acima, a Comvest está ampliando a aplicação das provas na região Nordeste do país, com a inclusão da cidade de Recife, em Pernambuco, para aplicação do exame, tanto na primeira quanto na segunda fase do vestibular 2025.  

Cidades com provas aplicadas  

A primeira fase será aplicada, no estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.  

Fora do estado, recebem as provas do vestibular da Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.  

Inscrição automática Enem-Unicamp  

A Comvest ainda informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. A medida havia sido aplicada pela primeira vez na edição passada das inscrições para o vestibular da Unicamp.   

Desta forma, ao realizarem a inscrição na edição 2025, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2025, não sendo necessária nova inscrição em novembro.   

Isenções da taxa de inscrição  

A lista dos estudantes contemplados com a isenção da taxa de inscrição já foi divulgada. Os contemplados irão receber um comunicado, por e-mail, de que foram beneficiados, segundo a Comvest.   

Candidatos que tiverem sua inscrição indeferida poderão impetrar recurso devidamente justificado, nesta página (clique aqui), até as 17h desta quinta-feira (1º). O resultado do recurso será divulgado no sábado (3). 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mais frentes frias ou mais calor? Veja a previsão do tempo para agosto

Piracicaba completa 257 anos: conheça a história da metrópole

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas