Veterinários investigam a morte de nove cavalos que eram mantidos em haras de Indaiatuba. Outros 120 animais estão em tratamento após apresentarem sintomas semelhantes, como desânimo e alterações no fígado. Os casos levantaram a suspeita de que os animais tenham sido afetados por uma doença ou por algum tipo de intoxicação alimentar, mas a causa ainda está sendo investigada.
A primeira morte foi registrada em 23 de abril, e a segunda em 30 de abril. Desde então, outras sete mortes foram contabilizadas.
Sintomas e tratamento de cavalos
Segundo o veterinário que atende os haras da cidade, os cavalos apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação, o que levou à substituição da ração e do feno por precaução. Os animais seguem em observação e estão sendo tratados com soro e medicamentos.
Amostras de sangue foram enviadas para um laboratório, que deve divulgar nesta semana os resultados que vão indicar a origem do problema. Os exames devem confirmar se os cavalos foram atingidos por alguma doença ou se a alimentação teve relação com o quadro clínico.
De acordo com o veterinário, em um dos haras os animais consomem a mesma ração há pelo menos cinco anos, sem registro anterior de mortes ou problemas de saúde relacionados à alimentação. O haras funciona há 11 anos na cidade.
O que diz a Prefeitura?
O Centro de Controle de Zoonoses foi acionado, e a Prefeitura informou que está tomando todas as providências para esclarecer o caso. Uma equipe técnica será enviada aos locais para acompanhar a situação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Posto de trabalho de Nova Odessa tem 82 vagas de emprego abertas; veja cargos
Mulher é encontrada morta em mata e suspeito armado morre em confronto com a PM