A cidade de Campinas enfrentou nesta terça-feira (18) a maior temperatura do ano até agora, de 35,4ºC, registrada às 16h20 na estação do CIIAGRO/IAC (Instituto Agronômico). O tempo quente é resultado de uma onda de calor que deve se estender até o dia 24 de fevereiro, com média de 5ºC a 7ºC acima do normal. Apesar do calor extremo, o final da tarde foi marcado por pancadas de chuva e queda de granizo em diversos pontos da cidade, incluindo os bairros Jardim São Gabriel, Vila Ipê e São Vicente.
Vídeos registram queda de granizo em Campinas
A Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta para temporais com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros em 24 horas, entre esta terça e a quarta-feira (19). Ventos fortes, entre 40 e 60 km/h, também estão previstos, aumentando o risco de quedas de árvores, galhos, alagamentos e queda de granizo.
O que fazer em caso de chuva forte
A Defesa Civil de Campinas pede que a população evite passar por áreas alagadas e se abrigue durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo e é importante respeitá-los.
Recomenda-se também que se evite ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.
Alertas da Defesa Civil
Os moradores podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Os avisos são disparados nos aparelhos celulares registrados no programa.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também lançou uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.
Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop up aparece na tela do celular. Após 10 segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Serviço
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamentos, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
- Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe exposição gratuita com pinturas sobre a região
Região de Piracicaba terá 27 novos radares operando em rodovias; veja locais