O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu um visitante especial que trouxe uma peça de 31 toneladas. A aeronave cargueira Ilyushin Il-76, da companhia aérea Silk Way, pousou na noite de ontem (21), carregando compressor para a indústria de óleo e gás.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa da Unicamp encontra contaminantes em 12 rios da região de Campinas
Moradores fazem protesto por construção de viaduto em linha férrea de Hortolândia
O Ilyushin Il-76 é um avião soviético desenvolvido pela Ilyushin em meados da década de 1960 quando a Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato, cargueira, para substituir os Antonov An-12. A aeronave tem 47m de comprimento, 50m de envergadura e sua velocidade máxima é de 850 km/h.
Apesar de pousar em Viracopos ontem à noite, o descarregamento da peça começou a ser realizado hoje (22), às 10h. Foi necessária uma operação especial no pátio de aeronaves, com o envolvimento direto de pelo menos 20 pessoas.
Foram necessários três veículos para realizar a operação de descarregamento, sendo um guindaste, uma carreta de seis eixos e uma carreta comum.
A carga (e toda a estrutura de suporte/frame e madeiras) foi descarregada na carreta de seis eixos, utilizando o guincho interno da aeronave. Ainda no pátio, a carga foi retirada da carreta de seis eixos com a utilização do guindaste e foi colocada na carreta comum de transporte.
LEIA MAIS
Jogo da morte: retiro de igreja pede que jovens marquem aqueles que cometeram