A virada no tempo prevista para esta semana já começou. Marcada pela chegada de uma nuvem prateleira que chamou a atenção dos moradores na manhã desta segunda-feira (23), a frente fria deu as caras: já causa chuvas e começou a derrubar as temperaturas em Campinas e em outras cidades do interior paulista.
A formação no céu, segundo os meteorologistas, é conhecida justamente pelo deslocamento de frentes frias e geralmente está associada às nuvens de chuva. O fenômeno foi avistado no final da manhã e resultou nas precipitações, que começaram no início da tarde. A condição deve agora se prolongar até esta terça-feira (24).
“A frente fria ainda pode provocar chuva durante a madrugada e o começo da manhã, tanto em Sorocaba e Campinas, quanto em regiões como Ribeirão Preto, São Carlos e Franca. Depois, a frente fria se afasta e já não há expectativa de chuva entre tarde/noite“, afirma um trecho do boletim da Climatempo.
Mudança no tempo gera diversos alertas
Na rota do novo sistema meteorológico, Campinas deverá registrar raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Na manhã desta segunda-feira, segundo a Prefeitura, na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, já foi registrado vento de 74 km/h às 11h.
Por esse motivo, a Defesa Civil de Campinas pede para que a população acompanhe os alertas oficiais. “Diante desse cenário, recomendamos atenção redobrada com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua”, reforçou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Para receber os avisos sobre o tempo, os moradores devem enviar o CEP da residência para o número 40199.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um aviso sobre os riscos pelas chuvas. O comunicado é válido até às 10h de amanhã e, apesar do baixo risco de alagamentos e quedas de árvores, destaca chances de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo“.
Além da chuva, o frio
Ainda segundo o Boletim Meteorológico Especial da Defesa Civil estadual, a virada nas condições também devem causar frio extremo as menores temperaturas estão previstas para o final da madrugada e início da manhã desta terça-feira, com mínimas em torno de 5ºC. Em outros locais, as mínimas podem ser ainda menores:
- Temperaturas mínimas de 3°C no Vale do Ribeira e na Região de Itapeva, com condição para geadas;
- Temperaturas mínimas de 4°C na Serra da Mantiqueira, também com possibilidade de geadas;
- Temperaturas mínimas de 6°C no Vale do Paraíba e nas regiões de Presidente Prudente e Marília;
- Temperaturas mínimas de 8°C nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto;
- Temperaturas mínimas de 9°C nas regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto;
- Temperaturas mínimas de 11°C no Litoral Norte;
- Temperaturas mínimas de 12°C na Baixada Santista.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Onda de frio deve causar chuva e mínima de 4°C em Piracicaba; veja previsão da semana
Santa Bárbara recebe festival gastronômico gratuito com pratos típicos das regiões do Brasil