Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Um lugar para fugir da loucura da cidade grande

Acostumado com a agitação do trânsito de Campinas, João da Nica de abriga no Parque Ecológico para relaxar

| Especial para ACidade ON

João da Nica no Parque Ecológico: um pouco de paz (Foto: Renan Lopes/ACidade ON) 

Quem acompanha os vídeos do motoboy João da Nica, 46 anos, de Campinas, nem imagina que seu lugar preferido na cidade é o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Apesar de estar sempre animado e agitado nos seu canal do Youtube, a calmaria do Parque Ecológico, localizado na região leste, é o que mais agrada o campineiro na cidade.

Morando atualmente na Chácara da Barra, João da Nica frequenta o Parque Ecológico para praticar Moutain Bike. O local, por sempre estar mais vazio e ter espaço para pedalar sem perigo, acabou conquistando o youtuber. "Muita gente dirige olhando pro celular e toda vez que eu estou pedalando na ciclovia, eu penso que alguma hora alguém vai vir com o carro pra cá", explica.

Atualmente os filhos do campineiro já são adultos - 24 e 18 anos -, mas quando crianças, João aproveitava a tranquilidade do local para fazer piqueniques em família. "É um lugar que está sempre assim, super tranquilo. Nunca tive problema aqui, nunca vi nada de assalto. Todas as vezes que eu vim aqui, nunca aconteceu nada mesmo", conta.  



As montanhas do Parque Ecológico para prática do Mountain Bike foram o que chamou atenção do campineiro pela primeira vez há mais de 20 anos. Quando tinha 23 anos, João sofreu uma tendinite no joelho e ficou cinco anos sem ir até o local. Quando voltou se
impressionou ao constatar que o parque estava mais abandonado do que ele esperava.

Apesar de gostar da tranquilidade do local, João acredita que o Parque Ecológico poderia ser mais explorado e atrair visitantes. "Isso aqui é um terreno tão grande, no mínimo dava para fazer uma tirolesa bem legal por aqui. As pessoas não se ligam e domingo tem uma feira bem grande lá embaixo", finaliza.

SOBRE O YOUTUBER

João da Nica ficou famoso em Campinas há quatro anos, quando começou a gravar vídeos relatando as dificuldades enfrentadas pelos motoboys da metrópole. Seu primeiro vídeo publicado no Youtube tem mais de 10 mil visualizações. Atualmente seu canal tem mais de 400 mil inscritos e virou uma das fontes de rendas do campineiro.

Além dos vídeos no Youtube, João da Nica também começou a fazer shows de stand up em várias cidades do país, além da região de Campinas (RMC). Para os clientes mais antigos, ele ainda faz o serviço de motoboy.  



SOBRE O PARQUE ECOLÓGICO

O Parque Ecológico é a maior área de lazer de Campinas em extensão, com 1,1 milhão de metros quadrados. A implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 - com 1.100.000 m2 aberta ao público.

O parque possui ainda 7 quadras poliesportivas (equipadas com vestiários), campos de futebol society, quadra de bocha e malha, trilhas para caminhadas, pista de cooper, playground, áreas para piquenique, anfiteatro, e dois estacionamentos com capacidade
para mil carros.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON