Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Estrela do atletismo saúda "polo" esportivo de Campinas

Fabiana Murer começou a treinar na Lagoa do Taquaral e explica porque o parque é tão importante em sua trajetória

| Especial para ACidade ON

Fabiana Murer fez história no atletismo brasileiro (Foto: Divulgação) 

Em 2011, Fabiana Murer, hoje com 38 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no salto com vara. A atleta que ficou conhecida mundialmente é campineira e começou sua vida no esporte na ginástica artística. Os primeiros treinos de Fabiana foram no Ginásio de Esportes Engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro, na Lagoa do Taquaral.

Quando ainda era muito pequena, a família Murer se mudou para o bairro e a Lagoa acabou se tornando o lugar preferido da atleta na cidade. "Adoro a Lagoa do Taquaral. Mudei para o bairro com quatro anos e lá sempre foi um local onde fui muito", relembra.

Como em toda sua trajetória, as lembranças da sua infância também remetem aos esportes. Fabiana tem lembranças de quando ia até a Lagoa do Taquaral para assistir jogos de vôlei, basquete e também assistir shows na concha acústica. "Tenho ótimas lembranças de lá. Uma época muito divertida era quando acontecia o rally a pé. Juntava toda a família, montávamos a equipe e nos divertíamos muito com as provas", conta.

Apesar de atualmente estar morando fora da cidade, Murer sempre vem a Campinas visitar a família e passear pela cidade. "Ainda vou sempre para correr e passear com a minha filha para ver a lagoa, ver os gansos, peixes, brincar no parquinho e tomar água de coco", conta.

Sendo uma frequentadora ativa do local, a atleta pode acompanhar toda a evolução da Lagoa do Taquaral durante os últimos anos. "A Lagoa mudou mas não tanto assim. Tiveram algumas melhorias como o parquinho para as crianças e a caravela que foi reformada, e achei bem legal a academia a céu aberto", conta.

Depois de 19 anos competindo pela seleção brasileira de atletismo, Fabiana anunciou em 2016 que se aposentaria do esporte.

"Não é fácil parar, mas a hora chega. Estou contente por tudo o que fiz e conquistei, e que vou poder transmitir minha experiência para a nova geração do atletismo no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que me deu suporte durante toda a minha carreira de atleta e agora me recebe como profissional fora das pistas", diz em mensagem oficial do site.  



SOBRE A LAGOA

Apesar de ser conhecida popularmente como Lagoa do Taquaral, o nome oficial do espaço é Parque Portugal e foi transformado em uma área de lazer em 1972, quando a Prefeitura passou a administrar o local. Antes disso, a área integrava a histórica Fazenda Taquaral.

Em tempos em que a tecnologia vem tomando conta das casas e das brincadeiras, a Lagoa do Taquaral acaba sendo um refúgio para as famílias que querem passar um dia longe das telas e de shoppings. Além de ser um espaço ao ar livre, a Lagoa do Taquaral chama atenção pela diversidade de atrações que oferece aos visitantes.

Entre as opções estão: passeio de pedalinho na lagoa, os concertos na concha acústica, pista para corrida e caminhada, ciclovia e o bondinho. Para quem gosta praticar esportes, o local também conta com quadras poliesportivas, de areia, além do Ginásio Alberto Jordano Ribeiro, sede dos principais torneios de vôlei que acontecem em Campinas.

A Secretaria de Esporte de Campinas oferece uma série de atividades gratuitas no local que vão da hidroginástica até os jogos de mesa.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON