Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Nos 245 anos da cidade, qual é seu local preferido?

Enquete realizada pelo ACidade ON elencou Lagoa do Taquaral, Mercado Municipal e Bosque dos Jequitibás como as preferências dos campineiros

| Especial para ACidade ON

O jornalista Rubem Costa: um século de amor a Campinas (Foto: Renan Lopes/ACidade ON) 

Campinas completou 245 anos no domingo dia 14 de julho. Para comemorar, o ACidade ON criou uma página especial "Viva Campinas" que mostra os lugares preferidos dos moradores e personalidades na cidade. Além de reunir vídeos e fotos com conteúdos sobre a cidade. 
 
ENQUETE 

Uma enquete realizada em nosso site apontou três lugares preferidos em Campinas entre nossos leitores: a Lagoa do Taquaral (34%), o Mercado Municipal (10%) e o Bosque dos Jequitibás (9%).   

PARTICIPE CONOSCO!!
 
Agora queremos saber de você, leitor, qual seu local preferido em Campinas. Comente e mande uma foto do seu local preferido para o nosso Whatsapp: (19) 97159-8294. As fotos serão publicadas no portal.
 
JORNALISTA MAIS ANTIGO MOSTRA SEU LOCAL PREFERIDO

Apesar dos locais mais populares, o jornalista vivo mais antigo da cidade, Rubem Costa, de 100 anos, considera que Campinas inteira tem um toque especial. "Eu amo Campinas, é a minha vida. Toda minha vida se concentra em Campinas", relembra.

Rubem completou 100 anos em abril deste ano e tem toda a sua história documentada em livros que lançou ao longo da carreira de jornalista, escritor e professor.

Entre eles, o livro "Bicentenário de Campinas: A saga que a cidade amou", relatando parte da história da cidade. Ainda este ano, Rubem promete lançar mais um livro, sem revelar sobre o que falará.

Ao longo de sua trajetória Rubem coleciona admiradores do seu trabalho e também coleciona cadeiras nas academias.  



SOBRE A LAGOA

Não importa a hora e nem o dia, em qualquer momento que você passar pela Avenida Heitor Penteado, sempre encontrará muita gente na Lagoa do Taquaral. O movimento é maior ainda aos domingos e feriados, quando as faixas são fechadas das 6h às 13h, e a área de lazer e esporte fica ainda maior para os visitantes.

Apesar de ser conhecida popularmente como Lagoa do Taquaral, o nome oficial do espaço é Parque Portugal e foi transformado em uma área de lazer em 1972, quando a Prefeitura passou a administrar o local. Antes disso, a área integrava a histórica Fazenda Taquaral.

Em tempos em que a tecnologia vem tomando conta das casas e das brincadeiras, a Lagoa do Taquaral acaba sendo um refúgio para as famílias que querem passar um dia longe das telas e de shoppings.
Além de ser um espaço ao ar livre, a Lagoa do Taquaral chama atenção pela diversidade de atrações que oferece aos visitantes.

Entre as opções estão: passeio de pedalinho na lagoa, os concertos na concha acústica, pista para corrida e caminhada, ciclovia, bondinho e visitar a Caravela. Para quem gosta praticar esportes, o local também conta com quadras poliesportivas, de areia, além do Ginásio Alberto Jordano Ribeiro, sede dos principais torneios de vôlei que acontecem em Campinas. A Secretaria de Esporte de Campinas oferece uma série de atividades no local que vão da hidroginástica até os jogos de mesa.  



MERCADO MUNICIPAL

O Mercado Municipal, mais chamado como Mercadão pela população campineira, ganhou o segundo o lugar na pesquisa. O local se transforma em um verdadeiro ponto de encontro de diferentes culturas e o centro de compras é uma das áreas mais visitadas da cidade, além de contar com uma localização de fácil acesso, no coração do comércio campineiro.

É no Mercadão que os principais chefs de cozinha buscam iguarias de várias regiões do Brasil e garantem um toque especial nas receitas. Além disso, o local é muito visitado para compra de artigos religiosos.

O Mercadão foi inaugurado em 1908, comprado pela Prefeitura Municipal e o arquiteto responsável pela obra foi Ramos de Azevedo. Foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 24 de novembro de 1982.

Atualmente o Mercado Municipal funciona de segunda à sábado das 7h às 18h30, aos domingos das 7h às 12h e nos feriados das 7h às 13h.  



BOSQUE DOS JEQUITIBÁS

O Bosque dos Jequitibás, além de ser um dos cartões postais da cidade, é mais uma opção para quem busca por atividades ao ar livre. O bosque é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade e de acordo com a Prefeitura, recebe a visita de aproximadamente 1 milhão de pessoas por ano. O local conta com reserva nativa com várias espécies de plantas.

Além disso a infraestrutura do local conta ainda com uma pista de corrida, trenzinho, quiosques,
lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil). O Bosque dos Jequitibás também foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas.

Em março deste ano a Prefeitura anunciou uma grande mudança no local. O zoológico que atualmente existe no Bosque não haverá reposição dos animais. A secretária de Serviços Públicos, que faz a gestação da área verde, informou que à medida que os animais forem morrendo, não serão substituídos, acabando com cativeiros no parque. A desativação deverá ocorrer em até 10 anos. Os animais que vivem soltos deverão permanecer no local.

Mais do ACidade ON