Publicidade

Conteúdo de Marca

Indaiatuba completa 190 anos e se destaca entre as melhores

Para celebrar a data especial, a população poderá interagir enviando fotos e vídeos da cidade através da ação Viva Indaiatuba.

|

As melhores imagens e vídeos de Indaiatuba serão selecionados e destacados no aniversário do município (Foto: Divulgação/Arquivo PMI)
 

Indaiatuba comemora agora em 9 de dezembro seus 190 anos. E motivos para celebrar a data não faltam. Prova disso é seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que se destaca entre os melhores do país. 

Com mais de 250 mil habitantes, a cidade se faz única e reúne a tranquilidade e segurança das cidades do interior com a rapidez do desenvolvimento econômico das grandes metrópoles.  

Mesmo em meio à Pandemia, a cidade não para de crescer e se destacar. E a ação Viva Indaiatuba vai resumir bem toda a grandeza do município e o orgulho de ser parte da sua história. 

  • CIDADE COMPETITIVA 

Indaiatuba conquistou o 9º lugar no Ranking Nacional de Cidades mais Competitivas do Brasil. O ranking divulgado em novembro foi desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a startup Gove e com o Sebrae. 

 A pesquisa foi realizada com dados de 405 municípios com mais de 80 mil habitantes. O ranking avalia quais são os pontos fortes e fracos dos municípios dentro de 55 indicadores, e foi criado com a proposta de direcionar ações dos gestores públicos municipais para resolver falhas e melhorar os serviços públicos. 

Municípios bem administrados, com infraestrutura urbana adequada e onde os serviços públicos funcionam, são mais atraentes aos investimentos privados. 

  • IDEB EM DESTAQUE 

Pela segunda vez consecutiva, Indaiatuba é destaque na educação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O município é o primeiro no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil com melhor IDEB 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.4, superando a meta de 7.1 prevista para 2021 e a média das escolas públicas do estado de São Paulo, que é 6.5. Mais uma vez, a EMEB Osório Germano e Silva Filho é a melhor escola do Estado com 8.8 no IDEB. Já as EMEBs Áurea Moreira Costa (8.2) e Vicente Bernadinetti (8.1) se classificaram como a 12ª e 19ª no ranking estadual.  

  •  MELHOR GESTÃO PÚBLICA 

Indaiatuba tem uma das melhores gestões públicas do Brasil, de acordo com o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) divulgado recentemente. 

A cidade superou 163 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 28.636, com a maior avaliação (8,11) no índice que classifica a gestão pública dos municípios brasileiros a partir de 3 dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Com isso, Indaiatuba obteve a melhor classificação do Grupo 8, repetindo a conquista de 2019. 

  • 2ª MENOS VIOLENTA 

A cidade subiu de nona para a segunda menos violenta do País. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o município é o primeiro. O ranking divulgado em agosto integra o Atlas da Violência: Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

O estudo analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017. A base de dados é do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). 

  • EXCELENTE GESTÃO FISCAL 

A gestão fiscal de Indaiatuba se mantém no patamar de excelência conforme pesquisa divulgada em novembro de 2019 pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). 

A cidade é a única da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ser classificada com GESTÃO DE EXCELÊNCIA pelo Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, com 0.8741 pontos e ocupando a sexta melhor posição no Estado de São Paulo.

Mais notícias


Publicidade