Publicidade

cotidiano

Indaiatuba prioriza prevenção na programação de 190 anos

Celebração da data será restrita a homenagens, sem público ou pelas redes sociais, e missa virtual, para evitar aglomerações

| ACidadeON Campinas -


Cidade completa 190 anos na próxima quarta-feira. (Foto: Eliandro Figueira)

Indaiatuba celebra seus 190 anos, completados neste dia 9, com eventos oficiais sem público ou virtuais, para evitar aglomerações em meio à volta do Estado de São Paulo à fase amarela de prevenção à covid-19.

Diferente do ano passado, quando houve show e inaugurações na programação, este ano foram mantidas apenas homenagens tradicionais, uma delas por vídeo, e a missa em formato virtual. Até este domingo, dia 6, a cidade contabilizava 9,7 mil infectados pelo coronavírus e 255 mortes durante toda a pandemia.

A entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga ocorre no gabinete do prefeito Nilson Gaspar (MDB), sem público, à professora Jane Shirley Escodro Ferretti. É a maior comenda local, adotada para homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à cidade.

Jane foi secretária municipal de Educação em cinco gestões e primeira coordenadora da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, em 2003. É graduada em letras e pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio, além de mestra e doutora em Políticas de Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Trabalhou ainda na criação do sistema municipal de ensino, que concedeu autonomia em relação ao Estado.  
  
Essa matéria faz parte do hotsite "Viva Indaiatuba" que o ACidade ON produziu em comemoração os 190 anos da cidade que acontece na quarta-feira, dia 9 de dezembro. Clique aqui e confira todas as matérias produzidas para a data!

"Fomos o segundo município do Estado a criar o sistema municipal de ensino, em janeiro de 1998. Só não fomos o primeiro pois Americana o fez em dezembro de 1997", afirma Jane, que se diz honrada pelo reconhecimento.  

A professora Jane Shirley Escodro Ferretti receberá a maior comenda da cidade, pela sua contribuição na educação. (Foto: Arquivo pessoal)

"Indaiatuba sempre teve na educação uma viga mestra, permeando as atividades da cidade", pontua, citando o estímulo à integração dos alunos a atos importantes, como campanhas de vacinação ou implantação de parques.

Outra solenidade definida é a entrega de homenagens pela Câmara Municipal, neste dia 8, às 18h, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook (/camaraindaiatuba). Vereadores farão breves discursos e os homenageados serão apresentados em vídeo.

Neste dia 9, às 19h30, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária promove uma missa online em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e de criação da Matriz. A missa será transmitida ao vivo pela paróquia no Facebook.



Mais notícias


Publicidade