- Publicidade -
CotidianoVoepass será investigada pelo acidente de avião que matou 62 pessoas em Vinhedo

Voepass será investigada pelo acidente de avião que matou 62 pessoas em Vinhedo

Procurador determinou abertura de procedimento contra a empresa e a expedição de ofícios para PF, FAB e ANAC

- Publicidade -

O MPT (Ministério Público do Trabalho) vai investigar a responsabilidade da empresa Voepass (antiga Passaredo) no acidente aéreo que matou 62 pessoas, entre elas quatro trabalhadores da companhia. O avião turboélice ATR-72 caiu na tarde desta sexta-feira (9) no quintal de uma casa em Vinhedo.

Entre as vítimas, estão o piloto Danilo Santos Romano, de 35 anos, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, de 61 anos, e as comissárias de bordo Debora Soper Avile, de 28 anos, e Rubia Silva de Lima, de 41 anos.

O procurador Marcus Vinícius Gonçalves determinou a imediata abertura de procedimento, com a justificativa de que “é evidente a lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”, o que concede a atuação do MPT no caso em questão para “verificar a extensão dos fatos denunciados, apurar as devidas responsabilidades e adotar medidas que contribuam para obstar novos acidentes como o ora investigado”.

O procedimento deve ser instaurado em Campinas, onde está localizada a sede do MPT na 15ª Região, que também cobre a cidade de Vinhedo.

Como será feita a investigação?

O procurador determinou a expedição de ofício à Voepass para que a empresa apresente as CAT (Comunicações de Acidente de Trabalho) e os contratos de trabalho dos 4 tripulantes falecidos ao seguintes órgãos:

  • ao Departamento de Polícia Federal de Campinas, para que apresente os dados iniciais da investigação instaurada para apurar o acidente;
  • à FAB (Força Aérea Brasileira);
  • à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para que informem o que foi apurado sobre o acidente até o momento.

A equipe da EPTV pediu uma posição da Voepass sobre a investigação do MPT. A matéria será atualizada assim que houver retorno.

Entenda como aconteceu o acidente de avião que matou 62 pessoas em Vinhedo

Um avião de médio porte caiu no quintal de uma casa residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta (9). Com o impacto da queda, a aeronave explodiu no local e levou desespero aos moradores do local. O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.

- Publicidade -

Clique aqui para ver a lista das pessoas que morreram no acidente. Constantino Thé Maia, de 50 anos, não está na lista, mas foi confirmado como um dos passageiros presentes no avião que caiu. Ao todo, 62 pessoas estavam a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo.

Até o momento, 43 corpos já foram encontrados no local, segundo a Polícia Militar. Segundo informações oficiais divulgadas neste sábado (10), 31 corpos já estão no IML (Instituto Médico Legal), e dois deles já foram identificados pelas impressões digitais, ou exame datiloscópico.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local. Já o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, disse que já está encaminhando agentes ao local.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Acidente entre carro e ônibus deixa duas pessoas feridas

Dois suspeitos de roubo morrem em confronto com a PM

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -