Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: Mas afinal, o que é networking?

Habilidade, cada vez mais, tem sido reconhecida como um dos maiores diferenciais entre os empreendedores

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana é empresário, palestrante e escritor (Foto: Divulgação) 

Mas o que é Networking afinal? Existem muitas definições. E muitas dúvidas! Será que se resume a participar de reuniões de negócios? Feiras? Rodadas de negócios? Ter um perfil no LinkedIn? Pedir indicações a seus clientes? Ou sair trocando cartões com o maior número de pessoas que conseguir?

Bem, segundo o Dr Ivan Misner, uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto, em seu livro "O segredo de Marketing mais conhecido do mundo - Construindo seu negócio com o Marketing de Referências", ele define que: "Networking é uma estratégia de negócios para atrair novos clientes através de um processo de construir relacionamentos cujo resultado será um fluir de recomendações pessoais de negócios" Isto é realmente sensacional!

Segundo a definição do especialista, podemos entender melhor o conceito. Vejamos:

- Networking é uma Estratégia de Negócios - Você tem condições de dizer exatamente de onde tem vindo as indicações que recebe, ou nem sabe ao certo de onde elas vêm?

- Você tem o controle sobre quais clientes que tem atraído, ou eles chegam ao acaso e muitas vezes fora do seu foco quanto à rentabilidade e exigência ou energia demandada para atendê-los? As referências ou indicações que tem recebido estão alinhadas com o perfil de seus melhores clientes?

- Quando pratica Networking passa o maior número de cartões possível ou realmente está focado em construir relacionamentos e ajudar estas pessoas?

- Você se surpreende quando recebe uma oportunidade através do Boca a Boca? Ou estas indicações são consistentes e constantes para seu negócio?

- Quantas pessoas te indicam regularmente? Tem ideia de quem são elas e com frequência te ajudam?

Bem, ao responder honestamente as perguntas acima ficará ciente se tem praticado Networking de verdade, conforme sua melhor definição, ou se precisa rever seus conceitos e se aprofundar nesta habilidade que, cada vez mais, tem sido reconhecida como um dos maiores diferenciais entre os empreendedores, empresários e executivos. Boa jornada!

* Eduardo Guillaumon Santana é diretor do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional


Mais do ACidade ON