Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: De que forma trabalho minha rede de relacionamentos?

É sabido que quanto mais oportunidades eu efetivamente gerar aos outros, mais vou receber em troca

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana é empresário, palestrante e escritor (Foto: Divulgação) 

Uma forma de gerar mais negócios por Networking é decidir gerar mais oportunidades (referências ou indicações) à minha Rede de Relacionamentos. E neste momento, é preciso decidir se será um produtor reativo ou pró-ativo de referencias!

É sabido que quanto mais oportunidades eu efetivamente gerar aos outros, mais vou receber em troca. Porém:

Uma pessoa reativa ao trabalhar sua rede de Networking tem por característica aguardar... Ela aguarda aparecer um problema, uma necessidade, uma queixa. Só então vai entrar em ação e vai ver se consegue gerar uma referência. Observe que esta postura configura uma posição bastante reativa, pois depende das outras pessoas declararem seus problemas, queixas ou necessidades. E nem sempre as pessoas fazem isso, não é mesmo?

Já uma pessoa pró-ativa, ao trabalhar sua Rede de Relacionamentos, tem iniciativa em prol de seus parceiros. Ela inicia uma conversa com o objetivo de gerar oportunidade, pró-ativamente, faz perguntas, garimpam informações e negócios em benefício de seus parceiros de Networking. Assim, esta pessoa gera muito mais negócios e oportunidades à sua rede e todos vão querer retribuir, pois um círculo virtuoso estará assim formado.

Tomar a iniciativa é primordial para quem quer ter resultados com o Networking, para que seus parceiros te retribuam da mesma forma. Entre em ação, saia da zona de conforto, e verá como boas e novas oportunidades começarão a bater em sua porta!

Lembre-se que para colher uma fruta no quintal, em primeiro lugar é preciso semeá-la! Mas não apenas isto. É preciso nitri-la e regá-la para que crie raízes, se desenvolva, floresça e frutifique. Isto demanda tempo e atenção! Mas a boa notícia é que a árvore não traz de volta apenas um fruto, como aquele da qual se retirou a semente original, mas sim um fluxo contínuo de frutos, estação após estação nos longos anos que a árvore frutífera permanecer. Da mesma forma acontece com o Networking! Boa jornada!

Um exercício simples para te ajudar esta semana é:
- Identifique uma ou duas pessoas para quem quer gerar referencias de negócios;
- Prepare um pequeno roteiro para falar em benefício desta pessoa para recomendar seus produtos ou serviços. Treine e depois comece a usar em toda situação que puder, como encontro de amigos, de negócios, familiares, etc
- Entre em ação! Comece as conversar e veja as respostas que conseguirá;
- Se a pessoa realmente necessita dos produtos os serviçosgere a referência!

Veja como é simples ser um gerador Pró-ativo de referencias. Agora é preciso treinar!

Eduardo Guillaumon Santana é diretor executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar. Na Região de Campinas são 20 grupos, com mais de 550 participantes. https://eduardosantana.com.vc/

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON