Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: O Agosto Dourado e porque amamentar é essencial

Lista de benefícios da amamentação irá refletir na melhoria das condições de saúde física e mental da criança

| Especial para ACidade ON

O médico Abimael Aranha Netto (Foto: Divulgação) 

O Agosto Dourado, comemorado anualmente, simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A simbologia presente nesta cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e o seu laço simbólico, o abraço de proteção à saúde do recém-nascido.
Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de mais de 10% de crianças vulneráveis em todo o mundo, o que faz dessa campanha um evento de grande importância na proteção à infância.  

Defender o uso do leite materno é muito importante, porque a lista de benefícios da amamentação irá refletir na melhoria das condições de saúde física e mental da criança, estendendo-se até a idade adulta.  

Sabe-se que o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, sem fórmulas ou outros alimentos, pode reduzir em até 25% o risco de obesidade na infância. O leite materno contém os elementos essenciais e biologicamente mais adequados para o metabolismo do bebê e o seu uso adia a introdução de comidas sólidas, mais calóricas e inadequadas para essa fase da vida, refletindo na vida adulta em índices de massa corpórea mais baixa e menor taxa de gordura visceral.  

De outro lado, estudos realizados com a finalidade de avaliar os efeitos do leite materno no desempenho cerebral, revelaram que as crianças amamentadas ao seio tiveram melhor desempenho em testes de inteligência, quando comparadas àquelas alimentadas com fórmulas lácteas artificiais. Um dos motivos que levam o cérebro a se tornar mais ágil supostamente se relaciona à presença no leite materno de certos elementos bioquímicos específicos, entre eles alguns tipos de ácidos graxos (DHA), que atuam no desenvolvimento inicial do sistema nervoso central.  

A amamentação exclusiva tem a capacidade de proteger os bebês de doenças como o diabetes tipo 1 e 2 e até de outras doenças crônicas. Vale lembrar que o leite materno é um complexo orgânico vivo, contendo anticorpos, que ao serem ingeridos pelo bebê irão atuar na proteção contra infecções e alergias.  

Finalmente a amamentação está associada ao prazer e a boa saúde mental, consequência da síntese de muitos neurotransmissores relacionados ao bem-estar e também porque se estabelece durante o processo de amamentação um vínculo entre mães e filhos, expresso no contato íntimo, olho no olho, pele com pele, que em última análise é a mais perfeita tradução do verbo amar.

Abimael Aranha Netto é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com residência médica em Pediatria, especialização e doutorado em Neonatologia pela mesma universidade, onde também lecionou. Atuou como responsável pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM-UNICAMP). Atualmente é o Coordenador do Setor de Neonatologia do Hospital Vera Cruz, em Campinas.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON