Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: Saber como as pessoas se comunicam é crucial para o networking

No networking, não interessa muito como você quer se comunicar com seus parceiros de negócios, mas como eles querem se comunicar com você

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana é empresário, palestrante e escritor (Foto: Divulgação)

Comunicação é uma das bases do relacionamento profissional, ou do Networking. O problema é que geralmente não estamos sensíveis a como as pessoas se comunicam e isto pode fazer uma diferença incrível nos negócios e nos relacionamentos.

Para construir uma rede de relacionamentos vamos precisar nos comunicar com as pessoas, e aí vem o alerta: a maioria que nós pensa uma coisa, fala outra e nosso interlocutor vai entender uma terceira mensagem, muitas vezes distorcida, daquilo que pretendíamos inicialmente comunicar...

Na verdade, o estudo de como as pessoas agem não tem nada de novo...Hipócrates, o "Pai da medicina", em torno do ano 400 AC, já descrevia sua "Teoria dos quatro humores" e há relatos, talvez mais antigos, de estudos no mesmo sentido.na Pérsia.

Não sou especialista no assunto de estudo de temperamentos, tema hoje amplamente estudado e divulgado, mas quero levantar a questão para a devida utilização no Networking, esta sim, minha especialidade, como forma de te ajudar a melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

O primeiro aspecto que quero destacar é que possuímos "filtros" através dos quais enxergamos as situações que se nos apresentam e reagimos a elas.

As primeiras perguntas que te faço, então, são: Como está o seu autoconhecimento em relação ao seu temperamento e como se comunica? Será que algumas das dificuldades que tem enfrentado ao se relacionar com as pessoas podem estar relacionadas a seu próprio temperamento?

Se você não tem clareza de como é sua comunicação em função do seu perfil, recomendo fortemente fazer uma avaliação. Existem algumas, até gratuitas, na internet, mas se puder contar com o apoio de um profissional, muito melhor!

Mas, voltemos à essência, no Networking, que é a arte de se relacionar. É preciso criar a famosa empatia na comunicação e por conseguinte no relacionamento, para obter o resultado desejado, seja visibilidade, conhecimento ou negócios.

Segundo o aprofundamento das teorias de Hipócrates, existem pessoas mais extrovertidas e outras mais introvertidas e estas podem ser mais voltadas para processos e outras para pessoas (eu sei que existem modelos mais sofisticados de análise e métodos mais atuais, mas preciso gerar uma base mínima de conhecimento para prosseguir o raciocínio).

O ponto chave aqui é o seguinte: se você é introvertido e voltado a processos, provavelmente terá dificuldade ao se comunicar com alguém extrovertido e voltado para pessoas, a menos que entenda como esta pessoa gosta de se comunicar e procure se adaptar a esta maneira! Faz sentido para você?

Entender a diversidade como natural e aprender as formas com que as pessoas esperam que as mensagens sejam enviadas e recebidas é uma ferramenta poderosa para homens e mulheres de negócios!

Para exemplificar, neste caso, se você é introvertido e voltado para processos, provavelmente não gosta de ter que tomar decisões sem antes fazer uma análise mais profunda, preferencialmente fazendo um estudo detalhado e checando todos os dados disponíveis em tabelas, histórico, etc. Estou correto? Como se sente, numa conversação, se se sentir pressionado a tomar uma posição na hora? Desconfortável, correto?

Pois bem, um bom networker deve estar preparado para identificar estes sinais e conduzir a conversação de forma a te deixar confortável, e, se precisar que tome uma decisão rápida, fornecer o quanto antes todo o material disponível para sua análise, concorda?

Já uma pessoa extrovertida e voltada para pessoas aprecia a intuição, a aventura, a descoberta! A última coisa no mundo que ela vai querer antes de tomar uma decisão é ter que analisar formulários! Ela quer estar em posição de destaque, evidência, visibilidade;

Quem é extrovertido ou extrovertida e voltada para processos, aprecia o controle e o poder. Metas, objetivos e conquistas são os seus motivadores.

Quem é introvertido e voltado para pessoas apreciam o cuidado. Cuidam da equipe, verão os benefícios não para eles, mas para o grupo que lideram. Se doam, ensinam, alimentam, se preocupam profundamente com aqueles que os cercam.

Tudo isto, evidentemente em linhas gerais, até porque raramente uma pessoa possui apenas um tipo de perfil, o mais comum são dois ou até três perfis mesclados.

Quando nos comunicamos com os outros segundo os nossos próprios filtros, achamos que estamos sendo entendidos e que a mensagem está clara, mas a pessoa pode estar recebendo a mensagem de forma diametralmente oposta àquela que pretendemos passar a não ser que coincidentemente estejamos diante de uma pessoa com temperamento semelhante ao nosso!

Conhecer com quem estamos nos relacionamos e nos comunicarmos da forma com que estas pessoas apreciam demonstra sabedoria, assertividade, evita desgaste emocional e até amor. Sim, amor pelo próximo, amor no sentido que se interessar verdadeiramente pelo próximo da mesma forma que gostamos que os outros se interessem por nós, ainda que seja simplesmente para nos comunicarmos melhor nos negócios, nas famílias, nas entidades e organizações.

Espero que possa melhorar sua comunicação com estas dicas e também seus negócios e vida!

Eduardo Guillaumon Santana É Diretor Executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar. Na Região de Campinas são 20 grupos, com mais de 550 participantes.  

Se quiser receber mais dicas de negócios e networking visite nossa página  e baixe gratuitamente um livro repleto de dicas para seu sucesso. Além disto, ouça os podcasts com vários assuntos de seu interesse.  eduardosantana.com.vc

Mais do ACidade ON