Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: Segurança Pública na era dos aplicativos

Usar corretamente a tecnologia pode fazer com que os benefícios cheguem muito antes para a população

| Especial para ACidade ON

Adalberto Santos é especialista em segurança (Foto: Divulgação) 

Mesmo acontecendo por volta de 1760, a primeira revolução industrial demorou décadas para ser percebida pela população, quando os benefícios começaram a aparecer. Agora, na era da revolução da informação e da inteligência artificial, conhecer, dominar e usar corretamente a tecnologia pode fazer com que os benefícios cheguem muito antes para a população, em todos os sentidos.  

Os smartphones e seus aplicativos vieram para revolucionar a velocidade e a qualidade da informação, de forma extremamente democrática, economicamente falando. Alguns desses aplicativos já se tornaram íntimos de grande parte dos usuários. São aplicativos de locação de veículos, compra de comida, transações bancárias e agora chega a vez da segurança, tanto pública quanto privada.  

Um exemplo típico do que estamos falando é o aplicativo de denúncia criado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas, que completou seu primeiro ano de vida com resultados extremamente positivos. Através de um simples aplicativo, é possível, de forma anônima, fazer denúncias de todos os gêneros, apesar desta delegacia estar focada especificamente no crime contra ao patrimônio (roubos, latrocínios, roubo de veículos, roubo de carga, furtos em geral).  

O sucesso tem sido demonstrado claramente, pois até denúncias de fugitivos da justiça e tráfico de drogas estão sendo feitas por este aplicativo. Obviamente que toda e qualquer denúncia tem tido toda a atenção e está sendo encaminhada para a área pertinente.
A grande vantagem desses aplicativos não somente é a velocidade e praticidade com que se pode fazer uma denúncia, como também a possibilidade de enviar fotos e detalhes da denúncia. Com isso fica muito mais eficiente e assertiva a ação policial, já que pode-se reconhecer facilmente o local e inclusive o próprio denunciado ou infrator.  

Esse aplicativo que está sendo utilizado por enquanto somente pela DIG de Campinas - e foi batizado como DIG-DENÚNCIA CAMPINAS com certeza vai revolucionar em pouco tempo o nível de comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública.
Então um conselho: mantenha na lista de contatos do seu smartphone o número do DIG-DENUNCIA CAMPINAS (19) 98904-4629. Um dia ele pode ser muito útil não só para você, mas para toda a sociedade.  

Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON