Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: Para cada momento da vida, uma estratégia diferente

Realizar um planejamento financeiro faz toda diferença hoje e no futuro

| Especial para ACidade ON

Walmando Fernandes lidera a operação local da Porto Seguro, uma das maiores seguradoras do País, em Campinas (Foto: Divulgação) 

Planejar a vida financeira até chegar à tão esperada aposentadoria é essencial e existem estratégias diferentes para que uma pessoa usufrua dos benefícios de ter feito um bom planejamento ainda jovem. Algumas ferramentas são fundamentais nesse processo: a previdência privada e os investimentos, que permitem que os recursos acumulados sejam divididos entre as necessidades diárias, os passeios e uma reserva de segurança, enquanto o seguro de vida funciona como um amparo importante em caso de imprevistos.

Fazer escolhas e pensar em como você se imagina lá na frente depois de uma longa e ativa jornada de trabalho é um ciclo que deveria ser seguido por todos. Mas como começar a traçar esse caminho? Primeiro, o investimento é voltado aos estudos, à carreira e ao início da construção do patrimônio. E é nesse período que o seguro de vida se faz necessário. Isso porque ele oferece coberturas que podem ser usadas durante a vida, garantindo que a programação financeira não saia dos trilhos devido a despesas com imprevistos, como acidentes ou doenças que levem ao afastamento do trabalho.

Com a construção da carreira, é possível, em paralelo, investir parte do dinheiro em fundos de investimentos para, mais tarde, usar os recursos em um imóvel próprio ou na realização de um sonho. Além disso, pode-se investir em uma previdência privada, que vai complementar a aposentadoria, garantindo proteção financeira como renda e pensões.

A vida toma novos rumos com o início de um relacionamento e com a chegada dos filhos. Nesse momento, em que as prioridades são revisadas, ter o controle e um planejamento financeiro passam a ser ainda mais importantes para que as pessoas alcancem o equilíbrio do orçamento. É preciso ter em mente que controlar não é proibir gastos, mas sim identificá-los para planejar como encaixar na renda da família.

Planejar financeiramente é, acima de tudo, planejar os investimentos e os gastos. Esse equilíbrio é que ajuda a concretizar sonhos e ter uma aposentadoria tranquila. Vale a pena seguir o passo a passo e considerar cada momento da vida para aproveitar o melhor que uma vida planejada pode oferecer. Investir, buscar os melhores seguros de vida e planos de previdência podem ser o pontapé inicial para depois fazer o gol.

Nascido em São José dos Campos, Walmando Fernandes formou-se pela Universidade do Vale do Paraíba e tem MBA em Gestão Empresarial pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Está no mercado de seguros há 21 anos. Ingressou na Porto Seguro no ano de 1998, inicialmente na área de atendimento. Atuou em diversas áreas internas até tornar-se gerente do escritório de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde permaneceu por 9 anos. Assumiu a gerência da Sucursal Sorocaba em 2007 e chegou a Campinas no ano de 2010 e, desde então, lidera a operação local da seguradora, uma das maiores seguradoras do País. Contato: walmando.fernandes@portoseguro.com.br

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON