Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Networking - O poder de saber o que quer

O diretor executivo fala da importância de ter clareza nos objetivos quando se faz o networking. Confira no artigo de Eduardo Santana

| ACidadeON Campinas

Eduardo Santana é empresário, palestrante e escritor (Foto: Divulgação)

Um dos fundamentos do Networking é ter clareza daquilo que se quer, e, por incrível que pareça, poucos trabalham esta habilidade para prosperar nos negócios ao praticar Networking. Quando existe clareza existem boas oportunidades, boas recomendações! 

Muitos empreendedores, por carecer desta clareza ao definir seu público alvo ou seja, saber exatamente o que se quer em relação ao seu negócio perdem o poder e a oportunidade de serem específicos e potencializar seus relacionamentos. Vou explicar: 

O homem ou a mulher de negócios normalmente tem o desejo de ter o maior número de clientes possível e isto não é ruim, na verdade é uma das características dos verdadeiros empreendedores. O problema é que a falta de clareza e a ambição desmedida acabam minando as oportunidades efetivas de geração de negócios. Em muitos casos, eles querem receber todos os tipos de clientes e isto, ao invés de ajudar, causa muita confusão em sua rede de relacionamentos, ao praticar Networking. 

É fácil gerar uma oportunidade, uma indicação ou referência para um especialista, pois estes têm clareza sobre o tipo de cliente que estão esperando e que podem atender com maestria. Observe a diferença entre alguém dizer "Eu ajudo qualquer pessoa que queira ter uma casa" com outro que diz "Eu ajudo jovens casais que estão em ascensão profissional, estão esperando mais um filho precisam de uma casa maior e precisam se instalar num raio de 30 km à partir de Valinhos"
Vamos fazer um teste agora mesmo? Quando alguém te pede qualquer um que quer ter uma casa, seu cérebro é capaz de identificar, entre as pessoas que se relaciona, nomes de pessoas em específico? Provavelmente, muito poucas ou nenhuma! Observe a falta de clareza! 

Já quando te pedem jovens casais que estejam em ascensão profissional, estão esperando mais um filho, precisam de uma casa maior e precisem se instalar na região de Valinhos, fica mais fácil de nomear especificamente algumas pessoas que você conhece e que precisam ser ajudadas? Se for capaz de nomeá-las, você está diante de uma efetiva oportunidade de negócios para quem soube ser específico e poupará muito tempo desta pessoa de ter que "garimpar" contatos fracos que só tomam tempo para se dedicar efetivamente às reais oportunidades onde é preciso dar foco e prioridade. Gostou?
Quanto mais clara a mensagem, mais fácil de identificar as pessoas certas! Nosso cérebro é capaz de identificar entre todas as pessoas que conheço e extrair apenas as que sabemos que tem determinada necessidade. 

Sendo específicos no Networking, evitamos também as frustrações, pois no primeiro exemplo, o genérico, seus parceiros de negócios podem identificar alguém que quer ter uma casa, mas no estado do Pará...E quem não é específico o suficiente, não tem clareza, terá provavelmente que passar pelo desgaste de ter que explicar que não pode ajudar devido à distância...ruim não? 

Na verdade, saber o que se quer, ter clareza em nosso público alvo, ser específicos com nossos parceiros estratégicos de networking nos trazem um poder, o poder de sermos mais eficazes na geração efetiva de negócios!

Quero nesta quinzena te propor uma ação: Invista meia hora em CLARIFICAR qual é a sua verdadeira especialidade. Quem são os clientes que você tem mais condições de ajudar e que te dão mais satisfação e lucro. Ao praticar Networking nesta quinzena, fale sobre sua expertise a seus parceiros estratégicos e os ajude a identificar quem são os potenciais clientes que melhor podem se beneficiar de seus produtos e serviços especificamente. Peça a eles que apresentem estas pessoas a você! E veja os resultados que começará a obter. 

Excelentes negócios a todos e até a próxima quinzena!!  

Eduardo Guillaumon Santana É Diretor Executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar.
Na Região de Campinas são 20 grupos, com mais de 550 participantes. Se quiser receber mais dicas de negócios e networking visite nossa página www.eduardosantana.com.vc/ebook e baixe gratuitamente um livro repleto de dicas para seu sucesso. Além disto, ouça os podcasts com vários assuntos de seu interesse. https://eduardosantana.com.vc/



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON