Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

COLUNA: Izakayas conquistam público com comida de boteco

Veja o diferencial dos típicos bares japoneses e delicie-se com a variedade de pratos quentes

| Especial para ACidade ON

Soba no guioza do Taka Daru (Foto: Divulgação) 

Nem só de sushis ou sashimis vive a culinária japonesa. Ao contrário do que a grande maioria dos brasileiros pensa, a gastronomia japonesa é riquíssima e tem muita variedade de pratos quentes, empanados, frituras, massas e molhos os mais variados possíveis.

Um dos estabelecimentos mais populares no país do sol nascente são os izakayas, bares que servem diversos tipos de bebidas ou destilados com porções de carnes e pratos quentes com combinações saborosas agridoces e com toque de crocância.

Em São Paulo a modalidade virou febre, com muitas opções em diversos bairros, para todos os bolsos e gostos. Geralmente são mais informais, com opção de sentar-se ao balcão, como é típico dos bares. Minha visita desta vez foi ao Taka Daru, em Pinheiros, e me surpreendi com a variedade de pratos quentes oferecidos. Comecei com o Buta no Ponzu, panceta com molho cítrico à base de limão, alho frito e brotos. Delicioso e crocante, acompanha bem um saquê ou drink ocidental clássico. Passei para o Aguedashi Dofu, frito com quiabo e bacon, mas a surpresa veio com o Guioza. Muito comum em praticamente 100% das casas japonesas, a criada pelo chef Uilian Goya é recheada de carne suína com um incrível molho à base de shoyu com pimentas diversas e coentro.  

Marcante, o prato mostra que o profissional criou seu diferencial em meio à linearidade da gastronomia japonesa praticada em terras brasileiras.  

Tonkatsu do Taka Daru (Foto: Divulgação)

A variedade de pratos é grande, e cada casa tem suas receitas próprias criadas pelo chef local, mas consegui compilar alguns itens sobre o que pedir em um izakaya. Confira:

Tonkatsu
É o prato típico, arroz-feijão nipônico. Feito com lombo suíno empanado, vem sempre acompanhado de molho curry japonês e arroz e pode ser adicionado um ovo com gema mole.

Robata
Espetinho japonês, pode vir com frutos do mar, carne de vaca, frango ou porco e até legumes. A delicadeza e miniaturização fazem da robata delicada e saborosa, podendo ser degustadas várias na mesma refeição.

Lamen
O típico macarrão oriental e complementado perfeitamente pelo caldo que pode se feito à base de frango, porco ou carne de vaca, sendo adicionado verduras e missô, massa de peixe e nori.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON