Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Cura do diabetes com dieta?

O que provoca a remissão do diabetes na cirurgia bariátrica é a maciça perda de peso ou as alterações do trânsito intestinal?

| Especial para ACidade ON

A endocrinologista Nathalia Ferreira (Foto: Divulgação) 

O diabetes mellitus é uma doença de grande prevalência em todo o mundo que pode gerar graves complicações, com considerável prejuízo da qualidade de vida e diminuição da longevidade.  

O surgimento do diabetes tipo 2 está estreitamente ligado ao desenvolvimento da obesidade, que tem crescido muito em todo o mundo. Isto fica demonstrado pelas taxas de diabetes de acordo com o peso: raríssimos casos em pacientes com índice de massa corpórea (IMC) < 21kg/m2, e 20% dos homens e 11% das mulheres quando o IMC passa de 35 Kg/m2, de acordo com dados escoceses.  

Quando o corpo excede a sua capacidade de armazenar gordura, esta começa a se depositar em locais indevidos, como fígado e pâncreas, causando, por exemplo, esteatose hepática e diabetes mellitus.  

A cirurgia bariátrica veio revolucionar o tratamento da obesidade e trouxe descobertas importantes sobre a remissão do diabetes, com reversão do quadro em inúmeros pacientes.  

Uma pergunta surgiu então no meio científico: o que provoca a remissão do diabetes na cirurgia bariátrica é a maciça perda de peso ou as alterações do trânsito intestinal?  

Para responder a essa pergunta, foi realizado um estudo na Inglaterra e Escócia com 280 pacientes diabéticos há menos de 6 anos, com sobrepeso ou obesidade e idade entre 20 a 65 anos. Um grupo foi submetido a mudanças regulares no estilo de vida e outro a mudanças intensas, com seguimentos de enfermeiras e nutricionistas, além substituição de refeições que faziam parte de uma articulada estratégia de emagrecimento. O objetivo era ter uma perda de peso maior que 15 kg e controle do diabetes.  

O estudo mostrou que quanto maior a perda de peso, maiores as taxas de remissão do diabetes, chegando a 86% nos casos em que esta perda excedeu 15%.  

Na prática, sabemos que modestas perdas de peso de até 5%, podem prevenir o surgimento do diabetes em pré-diabéticos. Como esta nova evidência, temos um cenário bastante diferente no tratamento da doença. O foco principal deixa de ser somente o tratamento da hiperglicemia, para se concentrar também na significativa perda de peso. Desta forma, todo paciente diabético obeso ou com sobrepeso deve ter também como objetivo, o emagrecimento significativo. Uma meta deve ser determinada neste intuito.
No estudo em questão, somente modificações de estilo de vida foram aplicadas. Para nós, porém, na vida real, existem outros recursos, como o uso de medicações.  

Mas é muito importante salientar que esta remissão, de acordo com os dados fornecidos pelo estudo, pode ocorrer em pacientes com menos de 6 anos de doença, que percam uma parcela bastante significativa do peso e que mantenham esta perda ao longo dos anos. O papel da equipe multidisciplinar é fundamental. Não menos importantes, são a educação e o empenho do paciente que agora tem um grande motivo a mais para manter o peso saudável. Os ganhos, porém, são inestimáveis.

Nathalia Ferreira (CRM: 115.092 e RQE: 35585) é endocrinologista formada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Entre 2010 e 2014, chefiou o Ambulatório de Obesidade Grave do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Foi responsável pelos ambulatórios de Obesidade Grave, Pé Diabético e Endocrinologia e Gestação na Prefeitura Municipal de Santa Bárbara dOeste (SP) durante o período em que prestou serviço àquela prefeitura. Atualmente, é responsável pelo Programa Peso Saudável no IAMSPE-SP, que tem sua versão em Campinas com o nome de Attraversiamo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON