Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Dicas para quem vai contratar seguro de veículos para PCDs

Ainda há muitas dúvidas sobre como contratar o seguro para esse tipo de carro

| Especial para ACidade ON

Walmando Fernandes (Foto: Divulgação)

As vendas de veículos para Pessoas com Deficiência (PcDs) dispararam nos últimos cinco anos. Segundo a Abridef (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida), em 2014 foram vendidas 84 mil unidades. Em 2018, esse número saltou para 264,3 mil veículos. E somente nos oito primeiros meses de 2019, 200 mil carros foram comercializados 30% mais que o mesmo período do ano anterior. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como contratar o seguro para esse tipo de carro.  

O direito à isenção do pagamento de impostos como IPI, ICMS e o IOF na compra do automóvel para PCD é garantido pela Lei 8.989, de 1995, criada para facilitar a mobilidade de pessoas que, em razão de deficiências físicas ou debilidades, tenham restrições para realizar atividades comuns, como dirigir e se deslocar de um lugar ao outro.  

Ao contratar ou renovar o seguro, é preciso mencionar que o veículo foi adquirido com benefícios para Pessoas com Deficiência e quais os equipamentos específicos que ele possui. Além disso, vale ficar atento se são oferecidas outras coberturas como assistência 24h para o carro, desconto na franquia, carro extra ou créditos para transporte por APP, estacionamentos com até 30% de desconto, aluguel de automóveis, reparos de eletrodomésticos, serviços emergenciais à residência, reposição do valor do veículo zero quilômetro por até seis meses, entre outros.  

Utilizando como exemplo a Porto Seguro, caso ocorra um sinistro coberto de perda total, o segurado deverá apresentar as guias para que a seguradora faça o recolhimento dos impostos IPI e/ou ICMS. A redução tributária não altera a importância segurada no momento da indenização. Ao receber a indenização de perda total, esse segurado receberá 100% do valor de tabela FIPE do veículo.  

Para escolher corretamente um seguro auto para PCD com isenção é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como contar sempre com a ajuda de um corretor para que ele apoie em todas as etapas; pesquisar e entender o seguro PCD e como funciona, conhecendo seus direitos e deveres; avaliar as coberturas ofertadas e quais atendem a sua necessidade; além de preencher o formulário com atenção para inserir as informações com precisão e evitar erros que causem problemas com indenizações futuras.
O direito à isenção de impostos para PcD é garantido. Por isso, é importante informar-se corretamente sobre quais doenças e condições dão direito à compra de carros com isenção.

Nascido em São José dos Campos, Walmando Fernandes formou-se pela Universidade do Vale do Paraíba e tem MBA em Gestão Empresarial pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Está no mercado de seguros há 22 anos. Ingressou na Porto Seguro no ano de 1998, inicialmente na área de atendimento. Atuou em diversas áreas internas até tornar-se gerente do escritório de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde permaneceu por 9 anos. Assumiu a gerência da Sucursal Sorocaba em 2007 e chegou a Campinas no ano de 2010 onde, desde então, lidera a operação local da seguradora, uma das maiores do País. walmando.fernandes@portoseguro.com.br