Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Como fazer networking em eventos que não são de negócios?

Networking tem a ver com com construir relacionamentos para futura geração de oportunidades

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana (Foto: Divulgação)

Quando somos convidados a um evento de negócios, já existe um ambiente propício para fazer networking e as pessoas já estão, de certa forma, esperando que iniciemos uma conversa mais profissional, mas, e quando estamos em outros eventos que não são de negócios? Um aniversário, um casamento, um churrasco com os amigos, é possível fazer Networking?

A resposta é sim, é muito possível ! Desde que tomemos alguns cuidados:

Primeiro Não seja inconveniente! Networking nunca foi ficar forçando a barra para tentar vender seus produtos para as pessoas. Não há nada mais chato que ficar ao lado de uma pessoa num evento social, que não muda de assunto, só fala de trabalho principalmente quando não quero comprar!

Na verdade, Networking não tem nada a ver com venda direta... mas sim, com construir relacionamentos para futura geração de oportunidades.

A dica de ouro aqui é, de acordo com as conversas informais, procurar saber como eu posso ajudar. Toda vez que o meu interlocutor percebe interesse verdadeiro em contribuir, as barreiras se quebram e a conversa pode ir para um próximo nível.

Segundo - No Networking, precisamos entender como está o relacionamento com a pessoa que eu estou conversado. O relacionamento está em Visibilidade? Eu sei quem é a pessoa, mas nunca fiz negócio? Está em Credibilidade, ou seja, eu já tive várias interações com a pessoa a ponto de desenvolver confiança mútua? Ou é um relacionamento de rentabilidade? Onde ambas as partes já se recomendam e tem uma parceria estratégico-comercial estabelecida?

Para cada nível de relacionamento, a comunicação é completamente diferente, mas de qualquer forma, o caminho é consolidar a confiança para criar um ambiente favorável aos negócios.

Terceiro Recomende seus parceiros estratégicos! Nós interagimos com pessoas 24 horas por dia, sete dias por semana, e as oportunidades estão em todos os lugares, se soubermos como nos comunicar adequadamente. Preste atenção nos sinais! Se num churrasco, um amigo diz que vai trocar de carro, esta é uma excelente oportunidade de recomendar um parceiro estratégico que trabalha com veículos, por exemplo. Ajude e as pessoas desejarão gerar negócios para você também !

Para encerrar, respeite o evento que está participando e as pessoas com quem faz Networking. Ninguém despreza quem quer ajudar, mas não seja inconveniente!  

Eduardo Guillaumon Santana é diretor executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar. Na Região de Campinas são 21 grupos, com mais de 600 participantes. https://eduardosantana.com.vc/

Mais do ACidade ON