Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Tempo de repensar a rotina

Recolhimento e muito acolhimento

| Especial para ACidade ON

As psicólogas Priscila Ribeiro Manzoli e Denize Campos Ribeiro (Foto: Divulgação)

Sim, em tempo de ameaças do coronavírus estamos todos passando por grandes desafios. E não tem como fugir, o jeito é enfrentar, buscar a leveza e equilíbrio mediante as novas demandas que estão sendo apresentadas a todos nós diariamente. É normal ter medo, ficar inseguro, apreensivo, e tudo bem, faz parte. Mas, nossa proposta é seguir juntos nessa jornada e esperar passar essa fase difícil. E vai passar! 

Para as crianças será um período que elas terão que aprender a lidar com o tédio, o ócio, ficar em casa longe dos amigos, sem passeios. O jeito é tentar transformar essa oportunidade em algo mais prazeroso e criativo.  Vamos fazer disso uma oportunidade para unir a família trazendo brincadeiras que envolvam a todos, na medida do possível tentar estar disponível para as crianças, envolvê-los no cotidiano da família, ajudando nas tarefas.  

Que tal pedir para eles ajudarem na cozinha, testar umas receitas novas, fazer pães, bolos? Pode ser a oportunidade de assistir um filme em casa com direito a pipoca. Tente não expor as crianças a tantos noticiários e informações desnecessárias para elas. Fale claramente sobre o coronavírus, de acordo com o entendimento do seus filhos, mas nada deixá-los assustados, combinado?  

Aproveite para intensificar as formas de cuidados com a higiene, como por exemplo, lavar as mãos e evitar colocar as mãos na boca e nos olhos. É um bom momento para incentivá-los a comer frutas, verduras e legumes para se proteger. Reforçar essas atitudes no momento poderá incentivá-los incorporar esses bons hábitos sempre. 

Se a escola mandou atividades crie uma rotina para que eles façam, caso isso não tenha ocorrido, tente passar algumas atividades, a internet pode contribuir bastante e você pode fazer o bom uso dessa ferramenta neste momento. Alias, se a saudade dos amigos, dos avós e da família apertar aproveite para usar os recursos da tecnologia para que eles falem com os parentes, amigos. Vale usar chamadas em vídeo, ligações, conversas pelo WhatsWapp. Lembre pra eles que é um período e vai passar! 

Nós do Programa Fortalecendo Laços estamos aqui para ajudar no caso de dúvidas e também continuando nossa rotina de trabalho por meio dos atendimentos online. Caso vocês queiram conversar online ou agendar uma atendimento entrem em contato conosco. 

Priscila Ribeiro Manzoli é psicóloga, mãe do Francisco e dos gêmeos João e Pedro e encantada com as dores e as delícias da maternidade. Denize Ribeiro também é psicóloga e com a chegada da filha Elis tornou-se ainda mais empática com os pais e compreendeu melhor a importância de educar com planejamento. Elas acreditam que para formar indivíduos emocionalmente saudáveis e mais conscientes, os pais precisam necessariamente saber como fazer isso e definir um propósito na educação de seus filhos. Desse encontro profissional nasceu o Programa Fortalecendo Laços, com o objetivo mostrar esse caminho para pais e mães, fortalecendo os laços de amor e o vínculo familiar entre eles.

Mais do ACidade ON