Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Networking como estilo de vida

O boca a boca representa uma parcela muito significativa dos negócios das empresas

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana (Foto: Divulgação)
É inegável que as recomendações e indicações são muito importantes para quem tem o próprio negócio! Na verdade, o boca a boca representa uma parcela muito significativa dos negócios das empresas e é vital para a sobrevivência de muitos negócios.

Mas será que eu posso incorporar esta cultura no meu dia a dia e assim ampliar minhas oportunidades de forma natural e espontânea? A resposta é Sim! É possível!

No livro O poder do Hábito, o autor Charles Duhigg explica como podemos transformar comportamentos positivos em hábitos, passando assim a praticar estes comportamentos de forma natural e sem esforços, à partir do momento que eles forem internalizados.

Quais então os principais fundamentos do networking que precisamos praticar e internalizar para obtermos mais resultados nos negócios, transformando assim nosso estilo de vida?

Primeiro passo Cultive o hábito de ajudar os outros a ter sucesso! Este é o principal fundamento do Networking e aqui está de fato a sua essência!
Mas tenha o cuidado de ajudar quem tem qualidade e merece!

Toda vez que ajudamos bons empreendedores a desenvolver seus negócios eles se sentirão impelidos a te ajudar a desenvolver o seu também! E quanto mais ajudar, maior será a probabilidade de receber de volta!  

Esta é a lei da reciprocidade, ou Lei do retorno! Faça aos outros o que deseja que seja feito a você! Semeie e colherá;  

Segundo passo Cultive o hábito de estar atendo às oportunidades! As oportunidades estão à nossa volta! Todos os dias nos deparamos com dezenas, talvez centenas, de oportunidades. Não necessariamente para nós. Mas quando temos bons parceiro estratégicos para recomendar, e me permito estar atento e sensível às oportunidades, poderia ajudar a muitos a minha volta direcionando estas oportunidades a parceiros e parceiras de Negócios por Networking.  

Quando estamos "dormindo no ponto" os negócios estão literalmente escorrendo por entre os dedos! Observe durante o dia...toda vez que alguém está com um problema, existe um profissional que pode ajudar, e isto é uma excelente oportunidade de negócios!

Terceiro passo Ensine a seus parceiros de Networking e negócios que costuma recomendar, como eles podem te ajudar também. Pode parecer estranho o que vou falar, mas aprenda a pedir !  

Muitas vezes as pessoas querem te ajudar, simplesmente não sabem como! Uma vez que já tenha adotado o hábito de ajudar, que mal há em ser ajudado também? Não permita que crenças limitantes venham a te impedir de desenvolver os seus negócios! Desenvolva seu estilo de vida adotando princípios de Networking e veja a prosperidade que isto irá te trazer!  

Eduardo Guillaumon Santana é diretor executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar. Na Região de Campinas são 21 grupos, com mais de 600 participantes. https://eduardosantana.com.vc/

Mais do ACidade ON