Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Cuidados com a pele no outono

Cuidados são direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar danos

| Especial para ACidade ON

O dermatologista Victor Hugo Fernandes (Foto: Divulgação)

A chegada do outono traz um clima mais frio e seco e, junto com ele, a necessidade de alguns cuidados especiais com a pele. Nessa época, há uma tendência ao ressecamento do tegumento (conjunto formado pela pele e seus anexos cabelo, pelos e unhas, por exemplo), levando inclusive ao agravamento e possíveis crises de condições pré-existentes, como a Dermatite Atópica. Além disso, a diminuição da exposição solar pode agravar quadros como a Psoríase. Dessa forma, os cuidados são direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar danos.

O primeiro cuidado que devemos destacar é quanto aos banhos, que devem ser curtos e com a água o mais fria possível, evitando temperaturas muito altas. Um item que deve ser dispensado são as buchas, pois causam uma limpeza agressiva e retiram mais ainda os fatores de hidratação da pele. Procure usar sabonetes neutros, tanto para o corpo quanto para o rosto, sempre orientado por um dermatologista para se ter uma prescrição individualizada.

Logo após o banho, deve ser feito o uso de hidratantes corporais e faciais, que podem ainda ser reaplicados ao longo do dia. Esses produtos ajudam a manter a barreira da pele íntegra, o que reduz as crises de algumas dermatites e também melhora a coceira desencadeada pelo ressecamento. Evite usar produtos com fragrâncias fortes e corantes, pois têm um efeito mais cosmético do que realmente hidratante. Dê preferência aos vendidos em farmácia e hipoalergênicos e não se esqueça de hidratar os lábios também.

No Brasil, mesmo nesses períodos mais frios, a incidência de radiação ultravioleta ainda é muito alta, por isso não se deve esquecer do uso do filtro solar inclusive nos dias nublados e chuvosos.

Finalmente, o inverno que se aproxima é a estação preferida para a realização de procedimentos dermatológicos mais agressivos para o tratamento de manchas, cicatrizes e para rejuvenescimento, muitos dos quais necessitam de um preparo da pele antes de sua realização. Por este motivo, se planeja realizar alguma terapia para estas queixas, é importante procurar um dermatologista com antecedência, para que possa programar e se preparar adequadamente para o procedimento.

Victor Hugo Fernandes é médico dermatologista, com CRM 14449, RQE 49968. Fez graduação, residência e doutorado na faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto. Atualmente é um dos sócios da Clínica Unique, especializada em tratamento e cuidados dermatológicos em Campinas e região.

Mais do ACidade ON