Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Qual é a sua?

"Entre tantas dúvidas e especulações sobre o novo coronavírus, fica a certeza de que a teoria da conspiração é mesmo uma terra de ninguém"

| ACidadeON/Ribeirao

Fernando Kassab é colunista do portal ACidade ON (Foto: Divulgação)
 

Para quem ficou ligado nas conversas (reais e virtuais) do último fim de semana, o primeiro a realmente trazer o novo coronavírus para a esquina mais próxima (antes ele fica lá longe, ou era isso que queríamos), a ressaca de informações não foi pequena. Entre tantas dúvidas e especulações, fica a certeza de que a teoria da conspiração é mesmo uma terra de ninguém e o que é pior: tem gente que acredita, em ritmo serial, nas hipóteses mais absurdas, só para não deixar de surfar na onda do "eu sabia!" ou "eu avisei!".

Ouvi e li várias. Confesso que foi dureza não ter uma para chamar de minha gente com muitos médicos na família costuma ser um bocadinho cética em relação à imaginação sem limites. Mas acredito que os brasileiros exercem, com um gosto incomum, a liberdade de imaginar e alimentar possibilidades que parecem saídas da cabeça de um Stephen King.

Listei algumas que passo a citar. E aviso logo que algumas parecem piadas e fazem rir, mas foram ditas por gente que não é do stand up e se diz séria. São pessoas que estão perdendo dinheiro ficariam ricas fazendo a plateia rir. Leia abaixo algumas delas:

* * *  

- "Os chineses criaram o vírus para acabar com os Estados Unidos. Não deu certo porque a Europa ficou no meio do caminho e a coisa saiu do controle".  

- "A Itália deixou o vírus comer solto para fazer os velhinhos morrerem e desocuparem imóveis que têm aluguéis muito baixos".  

- "Foi o Trump que criou o novo coronavírus, infiltrando um agente contaminado em Wuhan. Mas o cara morreu e não tem como provar que a culpa é do presidente".  

- "Chá de gengibre com mel, limão e pelo menos dez abelhas vivas, que só devem ser colocadas no chá na hora de servir" (oi?!).  

-"É um complô dos aplicativos de comida".  

- "É um complô dos aplicativos de comida, pensado para quebrar os restaurantes".  

- "É um complô dos aplicativos de comida que ainda não deram certo, mas que estão aí, na batalha" (oi?!).  

- "É um complô das grandes empresas mundiais de comunicação, pensado para aumentar as audiências".  

- "É um complô dos chineses para vender o 5G".  

- "Foi a Rússia que criou o coronavírus, para ninguém notar que o Putin vai governar o país por mais 16 anos".  

- "A ideia era fazer com que o coronavírus chegasse ao Brasil antes do carnaval e acabasse com a festa". 

- "A China criou o coronavírus só para melar a Olimpíada de Tóquio".  

- "Como a Rússia vai ficar de fora da Olimpíada de Tóquio, criou o coronavírus só para melar a festa dos japoneses, dos chineses e dos americanos".  

- "Foi a indústria dos eletrodomésticos que criou o coronavirus as pessoas ficam mais tempo em casa e já pensam logo em trocar de geladeira, de fogão, de ar-condicionado..." (oi?!)  

- "Tom Hanks e a mulher não estão doentes. Eles foram contratados como estrelas de uma campanha para alertar a população sobre os perigos do coronavírus" (oi?! oi?!).  

- "É uma invenção da indústria do álcool em gel" (ai, que preguiça...).  

- "É uma invenção dos fabricantes de máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis" (ai, quanta preguiça...) 

- "É um complô da indústria do streaming para quebrar os estúdios de Hollywood" (ai, ai, ai...).  

- "Foi o povo do airbnb que criou o coronavírus, só para quebrar os hotéis"(essa, só com uma sopa, por favor!).  

- "Foram as grandes cadeias hoteleiras que criaram o coronavírus, só para quebrar o povo do airbnb" (quero duas sopas, por favor).

* * *  

E aí, já tem a sua própria teoria da conspiração?

Mais do ACidade ON