- Publicidade -
EconomiaBolsas da Europa fecham em alta, com análise positiva sobre impacto da ômicron

Bolsas da Europa fecham em alta, com análise positiva sobre impacto da ômicron

Aceleração das bolsas de Nova York deu novo impulso aos índices europeus

- Publicidade -

Bolsa tem forte queda impulsionada pelas falas de Bolsonaro. Foto: Bruno Moraes / ACidade ON
 (Foto: Bruno Moraes/ACidade ON)

 

Por Letícia Simionato
Após duas sessões de queda, as bolsas da Europa voltaram a fechar em alta nesta segunda-feira (6). No final do pregão, a aceleração das bolsas de Nova York deu novo impulso aos índices europeus. Durante o dia, predominou nos mercados uma maior positividade com relação aos impactos da variante ômicron na economia. 

- Publicidade -

O analista da CMC Markets, Michael Hewson, destaca que “as preocupações com a ômicron continuam a diminuir com novas evidências de sintomas leves e, até agora, nenhuma morte relatada por causa da cepa”. 

Nesse cenário, o índice Stoxx 600, que mede o desempenho de 600 empresas por todo o continente, subiu 1,28%, para 468,71 pontos. 

Em Frankfurt, o DAX fechou em alta de 1,39%, para 15.380,79 pontos, e o CAC 40 subiu 1,48%, para 6.865,78 pontos, em Paris.
A valorização do petróleo ofereceu suporte aos papéis de energia, e ações da BP e Shell subiam 1,82% e 1,66%, respectivamente. O movimento deu força ao índice londrino FTSE 100, que fechou em alta de 1,54%, aos 7.232,28 pontos. 

Susan Joho, do Julius Baer, destaca, entretanto, que há sinais iniciais de deterioração para o setor de serviços na Europa, à medida que a próxima onda de covid-19 desencadeou novas restrições. 

“A ômicron continua sendo uma ameaça ainda não visível nos dados Na Europa surgiram os primeiros sinais de piora da situação para o setor de serviços devido a um novo surto de covid-19”, afirma o analista. 

- Publicidade -

Na Alemanha, as encomendas à indústria da Alemanha tiveram queda de 6,9% em outubro na comparação com setembro deste ano. O dado contrariou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,5%. 

Em Milão, o FTSE MIB subiu 2,16%, a 26.498,07 pontos. Nas praças ibéricas, o PSI 20 avançou 1,72%, a 5.510,33 pontos, e o Ibex 35 subiu 2,40%, a 8.439,70 pontos. 

Hewson destaca que os maiores beneficiários do dia estão as ações de viagens e lazer, com o proprietário da British Airways, IAG, ignorando as regras mais rígidas sobre testes e quarentena, em relatos de que a UE poderia considerar flexibilizar as restrições de viagens para a África do Sul na próxima semana. 

O vice-presidente do BoE (Banco da Inglaterra, na sigla em inglês) para política monetária, Ben Broadbent, disse nesta segunda-feira que o aperto do mercado de trabalho tende a ser mais persistente por causa da inflação.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -