Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Após 3 meses em queda, valor de venda do imóvel volta a crescer

Apesar do aumento em agosto, o preço médio de venda de imóveis em Campinas continua negativo em 0,41% no acumulado de janeiro a agosto

| ACidadeON Campinas

 

Após três meses seguidos de queda, o valor de venda do imóvel residencial em Campinas voltou a crescer em agosto. De acordo com o Índice Fipe Zap, que monitora mensalmente os preços em 16 capitais e nas maiores cidades brasileiras, no mês passado houve aumento de 0,10% nos preços dos imóveis comercializados em Campinas, variação esta ligeiramente superior à média nacional, de 0,06%. Em agosto, o preço do metro quadrado na cidade atingiu R$ 5.538.

Apesar do aumento em agosto, o preço médio de venda de imóveis em Campinas continua negativo em 0,41% no acumulado de janeiro a agosto. O mesmo é verificado no acumulado dos últimos 12 meses: - 0,11%.

Segundo Douglas Vargas, vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp (Associação das Empresas do Setor Imobiliário e da Habitação de Campinas e Região), o índice positivo de agosto, embora pequeno, mostra uma ligeira reação do mercado imobiliário local e indica leve aumento da demanda em relação às ofertas do mercado.

Vargas diz que as vendas de imóveis usados na cidade, a exemplo das locações, fecharam o primeiro semestre com uma alta de aproximadamente 36%, seguindo o mercado nacional. Por outro lado, o valor pedido pelos proprietários ficou praticamente estável, como mostra o índice acumulado da pesquisa da Fip Zap.

Apesar da reação do mercado de lançamento nos últimos meses, o mercado de usados ainda não conseguiu volta aos patamares de 2012, antes do inicio da crise. "Ainda temos um grande volume de casas e apartamentos para venda na cidade, o que impede maior velocidade de reajuste dos preços pedidos pelos proprietários", explica Vargas.

Mais do ACidade ON