- Publicidade -
EconomiaBares e restaurantes começam a contratar temporários; veja locais com vagas abertas

Bares e restaurantes começam a contratar temporários; veja locais com vagas abertas

Cerca de 20 mil vagas devem ser geradas na RMC, segundo a Abrasel; Campinas tem 12 mil bares em operação

- Publicidade -

Os bares e restaurantes de Campinas já estão iniciando as contratações de temporários para o final do ano. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Regional Campinas, cerca de 20 mil postos de trabalho temporários devem ser gerados até dezembro, com contratação a partir de deste mês – veja locais com vagas abertas abaixo.

Na RMC existem cerca de 30 mil bares e restaurantes em operação, dos quais 12 mil na cidade de Campinas. Cerca de 30% deles pretendem reforçar suas equipes com uma média de dois funcionários por estabelecimento.

“É um número bastante expressivo de contratações para dar conta na alta das vendas que ocorre nos últimos meses do ano”,

explica André Mandetta, presidente da Abrasel Campinas.

Porém, ele lembra sobre a dificuldade do setor em preencher as vagas abertas.

“Ao longo de todo ano bares e restaurantes enfrentam dificuldades para preencher vagas fixas e, no caso de temporários, não acredito que seja diferente”,

afirma.

Mandetta lembra que a pesquisa da Abrasel também aponta para essa dificuldade. “Dos estabelecimentos que vão contratar 89% consideram “difícil” ou “muito difícil” encontrar mão de obra qualificada. Além disso, 25% dos empreendedores enfrentam o desafio de encontrar pessoas interessadas em preencher as vagas”, acrescenta.

Início das contratações em bares e restaurantes

O Dom Brejas, de Campinas, é um exemplo dos estabelecimentos que já se preparam para iniciar as contratações. A casa que conta com 43 funcionários fixos vai abrir, a partir deste mês, dez vagas temporárias para atender a demanda de final de ano é temporada de verão. As vagas disponíveis são para funções como auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de limpeza, garçom, bartender e recepcionista.

Roger Franco Santana Ramos, gerente de Recursos Humanos do bar e restaurante explica que a exigência para as vagas é de que os candidatos tenham pelo menos seis meses de experiência.

“Vamos começa as contratações em outubro para que os temporários tenham tempo de realizar treinamentos práticos com os líderes dos setores”,

conta.

As pessoas interessadas podem se candidatar enviando currículo para WhatsApp 19 98924-2187.

- Publicidade -

Ainda segundo Ramos, existe a possibilidade dos funcionários temporários venham a ser efetivados ao final do período de contratação.

Outro estabelecimento que vai reforçar sua equipe é o Banana Café Campinas. A projeção é de abertura de seis vagas temporárias, com início das contratações também este mês.

Camila Coratti, gerente do Banana Café, diz que a casa busca por perfil de profissionais que já tenham experiência no setor, pois é um período de intenso movimento.

“Não temos muito tempo para treinar uma pessoa do zero e, por essa razão, ela precisa ter as noções de funcionamento de um bar e restaurante”,

conta.

Dentre as funções abertas, estão bartender, garçom, cumin, cozinheiro, cozinheiro líder, chapeiro, garde manger, lavador pratos, ajudante geral e fritador de porções. Os candidatos podem enviar o curriculum para o WhatsApp 19-997313195 ou entregar presencialmente no estabelecimento.

André Biazzo, sócio do Banana Café, ressalta que uma pessoa que seja comprometida, pontual e disposta a trabalhar tem grandes chances de ser efetivado no início de 2025, já que existe uma carência muito grande de mão de obra no setor.

A rede de lanchonetes Lanchão Brasil, com 19 unidades na RMC, tem projeção de contratar 57 temporários para o final de ano. “Em média, são três funcionários por loja, para a função de atendimento”, conta Roger Antonio Domingues, fundador da rede.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

APqC: soltura de peixe no Rio Piracicaba sem estudo prévio pode causar desequilíbrio

Casal é feito refém por bandidos dentro de casa em São Pedro

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -