A fabricante chinesa BYD inaugurou, nesta sexta-feira (15), um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Campinas, com um investimento total de R$ 6 milhões. O laboratório é o primeiro da América Latina a concentra-se no estudo abrangente do ciclo de produção de módulos fotovoltaicos, desde o beneficiamento do minério de silício, a principal matéria-prima da indústria.
A iniciativa comprova que o Brasil tem potencial para ser autossuficiente na produção de módulos fotovoltaicos, aliado ao fato do País ter sido o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022, a principal matéria-prima para a fabricação de painéis solares.
Além disso, a BYD manifestou a intenção de expandir sua equipe de pesquisa e desenvolvimento, embora os detalhes sobre o número de contratações e o cronograma específico não tenham sido divulgados.
“O nosso objetivo é estimular e fortalecer a produção em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento diretos do Brasil”, disse Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy.
A inauguração em Campinas contou com a presença de autoridades do governo municipal, estadual e federal.
“A inauguração desse Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento de painéis fotovoltaicos é de fundamental importância. Nós só vamos enfrentar as mudanças climáticas com uma energia limpa, com painéis fotovoltaicos eficientes, com a eletrificação da frota, tanto de ônibus quanto de veículos. Só assim nós poderemos minimizar os efeitos das mudanças climáticas que enfrentamos”, afirmou o prefeito Dário Saadi (Republicanos).
Outra questão comentada pelo prefeito diz respeito às parcerias com os instituições de pesquisa da cidade como a Unicamp, o CTI Renato Archer e com o Instituto Eldorado.
“Isso mostra que o ecossistema de inovação de Campinas é fundamental para atrair investimentos e empresas do nível da BYD. E para ajudar o mundo nessa busca por uma energia mais limpa, mais sustentável e um meio ambiente mais amigável para todos nós”, concluiu.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, defendeu o momento especial, para o Estado de São Paulo de trabalhar do silício ao fotovoltaico.
“Essa é mais uma oportunidade da BYD deixar sua marca, mostrando a importância de nacionalizar as suas soluções. E o nosso Estado tem incentivado muito o desenvolvimento dessa transição energética. Com a inaguração desse laboratório, mais uma vez, vemos a importância de unir o poder público, as empresas, os institutos de pesquisa para construir melhores soluções para as cidades”, disse.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Dezembro Verde alerta sobre abandono e maus-tratos de animais; entenda
Alesp adia para 2024 votação de emenda sobre bem-estar animal