Campinas é a melhor cidade do interior no Brasil para receber investimentos, de acordo com o ranking Oxford Economics Global Cities Index. A cidade ficou na posição número 464 na lista global de mil cidades, atrás de São Paulo (303º), Brasília (339º) e Rio de Janeiro (449º).
No ranking, a metrópole ficou à frente de outras cidades do interior, como Ribeirão Preto (667º), Sorocaba (693º) e São José dos Campos (745º). Os critérios analisados foram Economia, Governança, Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Capital Humano – clique aqui para ver levantamento na integra.
Capital humano é destaque em Campinas
O quesito em que Campinas teve a melhor nota foi Capital Humano. Segundo os organizadores do ranking, nesta categoria é levado em conta o nível de educação, número de universidades, presença de sedes corporativas e a participação na força de trabalho. Ela tem peso de 25% na composição final do índice.
Resiliência
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, as principais cidades do mundo têm historicamente demonstrado resiliência diante das incertezas dos últimos tempos, o que as torna particularmente bem posicionadas para enfrentar os desafios atuais.
O documento que traz o levantamento destaca que “elas não são apenas os motores que impulsionam a economia global, mas também centros de aprendizado, inovação, cultura e tomada de decisões, moldando o futuro do nosso mundo”. As mil maiores cidades do mundo – as chamadas Global Cities da Oxford Economics – abrigavam um terço da população mundial em 2024, mas foram responsáveis por quase 60% do PIB global.
“O Oxford Economics Global Cities Index é um dos rankings mais respeitados do mundo. E é com muito orgulho que vemos Campinas figurar como a quarta cidade brasileira mais bem posicionada no ranking, atrás apenas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, e a melhor do interior. Isso demonstra claramente a força da nossa economia, da nossa inovação e, sobretudo, das pessoas que constroem Campinas todos os dias. Estar entre as melhores cidades do Brasil e do mundo é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade”,
afirma o prefeito Dário Saadi (Republicanos).
Veja a posição de todas as cidades brasileiras no ranking Oxford Economics Global Cities
- São Paulo 303º
- Brasília 339º
- Rio de Janeiro 449º
- Campinas 464º
- Florianópolis 500º
- Belo Horizonte 517º
- São Gonçalo 575º
- Porto Alegre 586º
- Curitiba 588º
- Fortaleza 598º
- Baixada Santista 650º
- Goiânia 654º
- Ribeirão Preto 667º
- Natal 668º
- Campo Grande 678º
- Vitória/Vila Velha – 689º
- Sorocaba 693º
- Joinville 708º
- Manaus 728º
- Aracaju 732º
- São José dos Campos 745º
- Belém 755º
- Recife 756º
- Salvador 792º
- Grande São Luís 795º
- Cuiabá 797º
- Maceió 865º
- Teresina 912º
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Quem são os advogados presos suspeitos de mandarem matar casal após golpe de R$ 15 milhões
Ônibus com funcionários da Hyundai capota e deixa cinco feridos