Campinas terá nesta sexta-feira (29) uma feira de emprego para pessoas com deficiência e profissionais reabilitados. A feira da empregabilidade será promovida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) de Campinas, e acontecerá das 9h às 17h na sede do órgão, localizada no Taquaral. A entrada é gratuita.
No local, segundo o MPT, empresas da Região Metropolitana de Campinas oferecerão vagas de emprego. O Cpat (Centro de Apoio de Atendimento ao Trabalhador) estará presente com oportunidades no local. Até o momento, segundo o Cpat, mais de 30 vagas foram cadastradas.
Segundo a Prefeitura, empresas que desejam oferecer vagas a pessoas portadoras de deficiência podem procurar o CPAT ao longo da semana para anunciar as oportunidades de emprego.
Já os trabalhadores interessados podem procurar o posto para fazer cadastro no Sistema Nacional do Emprego (SINE) para se candidatar aos processos seletivos.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá jogos solidários com craques do futebol; veja quando será
Obras da Emdec mudam acessos de avenida para o Tapetão; entenda
“No dia do evento o CPAT também fará esse cadastro tanto para empregadores quanto trabalhadores. Esses processos de seleção não serão restritos à feira e se estenderão pelos próximos 30 dias no prédio do CPAT”, informou o Centro.
O evento acontece sede do Ministério Público do Trabalho, localizada na Rua Pedro Anderson, 91, bairro Taquaral.
Como vai ser
Segundo o MPT, no dia do evento, as salas de audiência do MPT serão transformadas em salas de entrevista, nas quais os empregadores poderão avaliar o perfil dos candidatos às vagas disponíveis para o público de trabalhadores com deficiência e reabilitados.
“O prédio atende a todos os critérios de acessibilidade impostos pelas normas vigentes. O número e o perfil das vagas, assim como os municípios onde estão sediadas as empresas, serão divulgados em data próxima ao evento pelo CPAT”, afirmou o órgão.
Simultaneamente, no auditório localizado no primeiro andar do edifício, durante a Feira de Empregabilidade, acontecerá um ciclo de palestras voltadas a empregadores, pessoas com deficiência, entidades especializadas, servidores do setor público e outros interessados, com o objetivo de dar formação e conhecimento sobre a importância da inclusão deste público no mercado de trabalho e sobre a atuação realizada pelos órgãos de defesa e garantia de direitos.
Programação – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados (29/09):
- 9h: Mesa de abertura
- 10h00: Ministério do Trabalho e Emprego – Vanderlei Polizel – “A atuação da Gerência Regional do Trabalho na inclusão da pessoa com deficiência”
- 10h30: INSS – Yone Guimarães – “A atuação do INSS no serviço social e reabilitação profissional”
- 11h00: CPAT – Camila Garrido – ““A atuação do CPAT na inclusão da pessoa com deficiência”
- 11h30: CESIT/UNICAMP – Guirlanda Maria Maia de Castro Benevides – “População e cotas na RMC e estado de São Paulo”
- 12h: Intervalo para almoço
- 14h00: CESD Campinas – Catarina Palermo – “Capacitismo”
- 14h30: HD Sunflower – Alexandre Magalhães – “Empatia e o Projeto Girassol”
- 15h00: Intervalo
- 15h30: Global Incluir – Leandro Almeida Leite – “Práticas de inclusão e acessibilidade em empresas”
- 16h20: Padaria Real – Givanildo Pereira de Oliveira – “Boas práticas empresariais”
- 17h00: Encerramento
LEIA MAIS
Boi na produção de sorvete? Saiba como a indústria aproveita outras partes do animal